Psicopedagogia Institucional, Clinica e Educação Infantil
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃOEM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E EDUCAÇÃO INFANTIL.
I - NATUREZA DO CURSO
Curso está inscrito na modalidade presencial de Especialização, lato sensu, em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Infantil, tem duração de 600 horas.
O curso está inscrito na classificação da área de conhecimento: 7.08.00.00-6 Educação; subárea 7.08.04.00-1 - Ensino-Aprendizagem. O curso está registrado no Censo da Educação Superior e no Cadastro de Instituições e Cursos do Sistema e-MEC, em conformidade com os termos da Resolução CNE/CES nº 2, de 2014, que instituiu o cadastro nacional de oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) das instituições credenciadas no Sistema Federal de Ensino.
II - PÚBLICO-ALVO
Profissionais com graduações reconhecidas pelo Ministério da Educação do Brasil. Ou seja, comprovar formação em cursos de nível superior. Graduados das áreas da educação, saúde, assistenciais e áreas afins.
III – APRESENTAÇÃO
O curso de especialização, lato sensu, em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Infantil responde a uma demanda de instituições, profissionais e comunidade educacional no que tange às especificidades da aplicação dos conhecimentos da Psicopedagogia à promoção do desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância.
A Psicopedagogia atua com crianças, na primeira infância, em diferentes perspectivas, dentre outras, na prevenção doa problemas de aprendizagem, uma vez que seu papel é potencializar o desenvolvimento das funções mentais e sensitivo-motoras. Além de proporcionar condições ideais para o desenvolvimento biopsiquíco, também contextualiza condições para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, e das relações ecológicas do ser aprendiz. Estas condições favorecem as diferentes formas e níveis de aprendizagens, atuando de modo preventivo. Crianças que têm acompanhamento psicopedagógico na primeira infância desenvolvem a metacognição, fator importante nos processos de autorregulação da aprendizagem humana, que lhe favorecerá a autonomia e criatividade em contextos de aprendizagens significativas.
O curso está de acordo com as diretrizes em vigência para cursos de especialização, lato sensu, do Ministério da Educação e dos documentos e referenciais da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
A formação do profissional psicopedagogo com habilitações para atuar em clínicas, instituições e no segmento da educação infantil têm peculiaridades que exigem uma matriz curricular dinâmica e articulada para contemplar os conhecimentos demandados em cada habilitação. Assim, além das abordagens epistemológicas, fazem-se necessários, vivências e práxis que contemplem simultaneamente e/ou articuladas às três dimensões. Neste curso a proposta é que a formação seja contextualizada, com oportunidades de visitas técnicas, estudos de casos reais, simulações de avaliações e intervenções, dentre outras estratégias que coloquem os estudantes em contato com a realidade em que atuam ou atuarão profissionalmente.
Por se tratar de um curso com abordagens multidimensionais, é uma formação aberta aos profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Cada profissional deverá atribuir significado próprio ao conhecimento adquirido no curso e articular isso a sua formação pregressa.
Campos de Atuação:
O egresso do curso de especialização, lato sensu em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Infantil estará habilitado para atuar em abordagens às questões que envolvem a aprendizagem multidimensional, com ênfase na primeira infância. Trata-se de uma formação voltada para a compreensão dos processos que envolvem a aprendizagem humana. Dentre os campos de atuação profissional podem se citar: docência na Educação Infantil, a prevenção das dificuldades de e para aprendizagem, a avaliação contextual do potencial de aprendizagem de crianças, assim como a elaboração de planos individuais e coletivos de atendimento psicopedagógico. Pode ainda, atuar como assessor e consultor na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de programas e projetos educacionais e assistenciais multidisciplinares que envolvem a educação infantil.
Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia a profissão do psicopedagogo tem classificação pelo Ministério do Trabalho Brasileiro:
[...] Desde 2002, pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Psicopedagogia foi inserida na Família Ocupacional 2394-25 dos Programadores, Avaliadores e Orientadores de Ensino. [...] (ABPp, 2008, html)
No Brasil, embora a formação do Psicopedagogo ocorra em caráter regular e oficial, desde a década de setenta, em Instituições de Ensino Superior e atender aos requisitos do Ministério da Educação para a oferta de curso de especialização, lato sensu. Assim como a adequação da carga horária mínima de 600 (seiscentas) horas, conforme orientação da ABPp estabelecida nas Diretrizes Básicas de Formação de Psicopedagogos, a profissão ainda está em fase de regulamentação.
Há vários projetos de lei em andamento, tanto nas casas legislativas da União como de alguns Estados, porém ainda sem a devida regulamentação, como se pode observar em texto reformulado pela Comissão de Formação e Regulamentação, triênio 2014/2016, em março/2016:
Portanto, regulamentar o exercício da atividade em Psicopedagogia é o que se pretende, tendo como principal objetivo oficializar o que já está legitimado socialmente e em decorrência disto a normatização da formação e do exercício profissional, além de estender este atendimento à população de baixa renda visando a melhoria da educação e prevenção da saúde. (ABPp, 2016, html) (sic)
O projeto de lei em tramitação propõe o perfil do profissional psicopedagogo, destacando quem pode exercer a profissão:
"Art. 2º Poderão exercer a atividade de Psicopedagogia no País: I - os portadores de diploma em curso de graduação em Psicopedagogia expedido por escolas ou instituições devidamente autorizadas ou credenciadas nos termos da legislação pertinente; II - os portadores de diploma em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e carga horária de 80% na especialidade". (idem)
Ressalta-se que, apesar da psicopedagogia não ser uma profissão regulamentada há precedentes de contratação através de processos seletivos e concursos públicos, tendo inclusive manifestação de orientação pela ABPp.
IV - JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento infantil é uma das fases mais significativas dos tempos humanos. É um período de transformações mais rápidas, de aprendizagens que sedimentarão outras fases até que o sujeito se constitua e sua personalidade seja formada.
Compreender este tempo, prevenir possíveis dificuldades e potencializar as condições para que o desenvolvimento ocorra de modo natural, respeitando-se as diferenças é a função precípua dos profissionais que concluirão o curso de especialização em Psicopedagogia, Clínica, Institucional e Educação Infantil.
Pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais em vigência para a Educação Infantil, assim como nas demais políticas públicas e fundamentos epistemológicos do segmento, os estudos, pesquisas e práticas propostas subsidiarão a formação profissional para avaliação contextual, elaboração de planos de intervenções e propostas de prevenção dos problemas que afetam a aprendizagem.
A formação multidimensional agregará epistemologias e práxis que habilitarão os egressos do curso para atuação também em outros segmentos da educação, visto que os conhecimentos que fundamentam as bases da psicopedagogia são abrangentes e convergem para a compreensão do desenvolvimento humano em todos os tempos, da infância à senilidade.
V – OBJETIVOS
Objetivo Geral
Promover formação profissional do psicopedagogo para atuar com os processos de aprendizagem junto aos indivíduos, aos grupos, às instituições e às comunidades.
Específicos
- Produzir e divulgar conhecimento científico e tecnológico relacionado com a aprendizagem humana;
- Desenvolver competências e habilidades compatíveis com as demandas sociais, contemporâneas com ênfase no atendimento à primeira infância;
- Instrumentalizar o profissional psicopedagogo para intervenção psicopedagógica na Educação e na Saúde, em diferentes âmbitos da aprendizagem, articulando o caráter indissociável entre o institucional e o clínico.
Nº
|
Disciplinas
|
CH
|
01
|
Fundamentos da Psicopedagogia
|
30
|
02
|
Contexto Psicopedagógico
|
30
|
03
|
Neurociências e Aprendizagem
|
30
|
04
|
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Sócioafetivo infantil
|
30
|
05
|
Processos da Leitura e Escrita e do Raciocínio Lógico Matemático
|
30
|
06
|
Contribuições da Psicologia e da Psicanálise à Psicopedagogia
|
30
|
07
|
Letramento e Literatura na Educação Infantil
|
30
|
08
|
História da infância e da Educação Infantil
|
30
|
09
|
Educação Infantil e Educação inclusiva
|
30
|
10
|
O trabalho docente na educação infantil
|
30
|
11
|
Artes e educação infantil
|
30
|
12
|
Contribuições da Psicomotricidade à Psicopedagogia
|
30
|
13
|
Metodologia da pesquisa Cientifica
|
30
|
14
|
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica
|
30
|
15
|
Estágio Supervisionado
|
180
|
Total do Curso
|
600
|