Psicologia da Educação
Pós-graduação em Psicologia da Educação
Todos os dias nos deparamos com situações de aprendizagem. Seja na condição de aprendizes, seja na condição de mediadores deste fenômeno natural e incentivada aprendizagem é inerente ao desenvolvimento humano. Porém, há peculiaridades que podem exigir intervenções para prevenir, potencializar ou mesmo corrigir algo que não acontece conforme as expectativas.
A aprendizagem acontece de modo combinado, subjetivo e individual e, coletivo. Diversas teorias têm revelado ao longo dos tempos a importância do conhecimento sobre o funcionamento biopsicossocial e da convivência sociocultural para o desenvolvimento e a aprendizagem humana.
No contexto contemporâneo as exigências acerca do fenômeno da aprendizagem humana abrangem muitas áreas de conhecimentos e campo de atuação profissional. Do docente ao gestor escolar, do gerente de desenvolvimento humano ao coordenador de pessoal, do treinador desportivo ao terapeuta. Tanto nos ambientes escolarizados como nos espaços não escolarizados, como por exemplo, o das corporações, empresas de seleção, recrutamento, treinamento e desenvolvimento humano, nos campos de desenvolvimento de atletas, nos espaços terapêuticos, instituições religiosas e militares, entre tantos outros, o conhecimento sobre o comportamento e a aprendizagem é uma temática urgente e necessária.
O curso de “Especialização Lato Sensu em Psicologia da Educação” visa à formação profissional para a análise, identificação e intervenções em contextos de aprendizagem escolarizada e não escolarizada. Enfatiza os estudos sobre o comportamento humano frente aos processos de ensino e aprendizagem. Tem como principais objetivos:
- Estudar sobre as estrutura e o funcionamento do sistema nervoso central;
- Conhecer os principais processos mentais envolvidos na aprendizagem;
- Compreender múltiplas dimensões da aprendizagem humana;
- Conhecer as principais síndromes, distúrbios, transtornos e dificuldades de aprendizagem;
- Refletir sobre as influências do uso dos medicamentos no contexto da aprendizagem;
O público alvo do curso é bem diversificado, pois, destina-se a todos os profissionais, de quaisquer áreas de atuação que desejam conhecer para intervir em contextos de desenvolvimento e aprendizagem e humana. A formação conduzirá ao profissional na busca de soluções e inovações para potencializar a aprendizagem, mesmo em situações em que sejam identificados fatores que alterem ou limitem as condições para tal fenômeno se concretize de modo pleno e ideal. Assim, educadores, psicólogos, treinadores desportivos, terapeutas, assistentes sociais, administradores, profissionais da comunicação e do marketing, gestores de recursos humanos, engenheiros, médicos, enfermeiros, entre outros profissionais, que buscam formações para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem humana em seus aspectos psicológicos educacionais, estão aptos a realizar a formação. Cada profissional aplicará os conhecimentos desenvolvidos e adquiridos em seus respectivos campos de atuação.
A composição curricular do curso é atualizada e inovadora, aborda questões relativas à diferenciação entre as contribuições dos conhecimentos desenvolvidos pelas subáreas da psicologia humana: “Psicologia Educacional, Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional”; assim como, discute também alguns “Aspectos multidimensionais da aprendizagem humana”. Neste componente curricular, serão abordadas outras dimensões que interferem ou influenciam no desenvolvimento e na aprendizagem humana. Para aprofundar os conhecimentos sobre o comportamento humano e as relações estabelecidas com a aprendizagem, têm-se as contribuições das “Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva”; Ainda pertencente ao núcleo de estudos aprofundados, os conhecimento desenvolvidos em “Psicologias do Desenvolvimento e da Aprendizagem Humana” investigarão e refletirão temas acerca das principais teorias contemporâneas do desenvolvimento e da aprendizagem, em todas as fases e tempos humanos. Para compreender e intervir nos fatores que desviam o fluxo ideal da aprendizagem humana serão aprofundados temas concernentes às “Síndromes, Distúrbios, Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem”. Ainda na seara do conhecimento dos principais fatores influentes e interferentes no desenvolvimento e na aprendizagem humana, estão os estudos sobre a “Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita e da leitura” e “Processos de pensamento lógico-matemático”, visto que as formações intelectuais e cognitivas também não se dissociam. O componente curricular “Múltiplas Inteligências” tem papel relevante neste contexto, pois, permitirá aos estudantes compreenderem as dinâmicas do pensamento e da linguagem, o papel das emoções e da afetividade, do raciocínio lógico e das relações intrapessoais e interpessoais, entre outras. Essa compreensão é muito importante para se identificar janelas de potencialização das aprendizagens de cada indivíduo e intervir assertivamente.
Além dos objetos de aprendizagem estudados, os estudantes aprenderão a identificar modelos de aprendizagens, fazer mapeamento das dificuldades e transtornos relativos à aprendizagem e, a traçar estratégias de análises e intervenções para modelagem de comportamentos dos aprendentes. O tema “Medicalização e Aprendizagem” dará noção sobre as principais modulações comportamentais resultantes das interações medicamentosas que afetam o sistema de pensamento, linguagem, raciocínio e cognição humana. A intenção é que estes conhecimentos subsidiem aos profissionais para considerações imprescindíveis, desde o momento da anamnese ao plano de intervenção individual ou coletivo, adequando-os quando for necessário.
O núcleo de desenvolvimento técnico-profissionalizante interdisciplinar é composto por objetos de conhecimentos relativos às exigências contemporâneas de formação para o trabalho ético, sustentável e a autonomia. Assim, foram incluídos na matriz curricular “Ética e Desenvolvimento Humano” e “Criatividade e Inovação”. Outro componente curricular considerado muito importante no contexto da aprendizagem atualmente é a “Língua Brasileira de Sinais”, que embora seja instrumentalizador, também se torna uma estratégia de inclusão no campo educacional que não pode ser ignorada em nossa realidade. O público de pessoas que se comunicam em Libras é crescente. O atendimento das necessidades especiais é uma demanda recorrente e real.
Ressalta-se que a ordem dos componentes curriculares poderá sofre alterações, caso necessário, o importante é o cumprimento da carga horária determinada legalmente, neste caso, o mínimo de 360 horas.
Este curso não inclui em sua matriz curricular o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), facultado através da Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007. Porém, se desejar, o estudante poderá cursar a parte, contratando o serviço com adendo ao contrato de serviços. Caso o estudante desenvolva TCC, serão acrescentados no “Certificado de Conclusão do Curso”, os devidos registros, para fins legais.
Em relação à frequência, esta se define em dois principais indicadores: a assiduidade e a pontualidade. Sendo obrigatória frequência mínima de 75%, nas atividades on-line e, entregas de atividades nos prazos estabelecidos pelo cronograma/calendário apresentado pela instituição ao longo do curso.
A previsão de duração do curso 12 meses. O cronograma de aulas e atividades será disponibilizado aos estantes que ingressarem no curso.
Sempre que possível, recomendam-se que as atividades integrem teorias e práticas, atribuindo-se sentidos e significados ao aprendizado, de modo contínuo. Neste sentido, orientam-se a adoção das metodologias ativas, por considera-las potencialmente participativas, e favorecerem o protagonismo dos estudantes.
Quanto aos processos de avaliação da aprendizagem dos estudantes, têm-se as seguintes condições:
- Mensuração em notas contadas de zero a dez.
- Explicitação clara dos critérios de avaliação por parte dos docentes: instrumentos e/ou produtos, com as respectivas pontuações;
- Pelo menos duas atividades formativas para composição da média final em cada disciplina;
- Nota mínima para aprovação é 7,0 (sete), correspondente a 70% de aproveitamento na aprendizagem;
- Devido ao cunho formativo das avaliações, não faz sentido atividade de recuperação ou compensatória. Sendo recomendado que o docente gerencie as atividades de modo interventivo e, sempre que necessário, corrijas possíveis distorções ao longo do processo.
O quadro docente é composto por profissionais especialistas, mestres e doutores, com formações diversificadas, por reconhecermos e valorizarmos que o conhecimento é multidisciplinar e as diversidades enriquecem as experiências, dinâmicas e vivências de aprendizagens significativas. Todos os profissionais têm experiências de atuação no Ensino Superior, especialmente em cursos de especialização lato sensu.
O curso conta ainda com apoio administrativo voltado para o atendimento personalizado e coordenação pedagógica para dar suporte e organizar todo o processo de aprendizagem ao longo do curso.
Apenas para reafirmamos nosso compromisso e dedicação para que os estudantes tenham experiências formativas transformadoras em suas carreiras, ressaltamos que somos A Realiza Projetos Educacionais é empresa que tua no ramo da educação, através de diferentes projetos. Somos especialistas em promover soluções e inovações educacionais e, certamente você terá um elemento agregador que o diferenciará no mercado de trabalho e no meio acadêmico. Mais de 5500 profissionais já cursaram, até mais de uma formação, e têm esses diferenciais em seus currículos.
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
- Psicologia Educacional, Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional
|
30
|
- Ética e Desenvolvimento Humano
|
20
|
- Aspectos multidimensionais da aprendizagem humana
|
30
|
- Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva
|
30
|
- Criatividade e Inovação
|
20
|
- Síndromes, Distúrbios, Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem
|
30
|
- Língua Brasileira de Sinais
|
40
|
- Psicologias do Desenvolvimento e da Aprendizagem Humana
|
40
|
- Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita e da leitura
|
30
|
- Múltiplas Inteligências
|
30
|
- Processos de pensamento lógico-matemático
|
30
|
- Medicalização e Aprendizagem
|
30
|
Total Carga Horária
|
360
|