Inovações e tecnologias educacionais
O curso de especialização lato sensu em Inovações e Tecnologias Educacionais é aberto a todos os profissionais que atuam no segmento da educação contemporânea: docentes da educação Básica e do Ensino Superior, coordenadores pedagógicos, coordenadores de treinamento e desenvolvimento, gestores, educadores sociais, assistentes sociais, terapeutas, entre outros.
Duas temáticas se aglutinam em um curso para apresentar o que há de mais emergente no contexto educacional: inovações e tecnologias educacionais.
Os principais objetivos do curso são:
- Estudar inovações pedagógicas para mediação da aprendizagem humana;
- Aprofundar conhecimentos sobre ferramentas e recursos tecnológicos digitais aplicáveis à potencialização da aprendizagem.
Os estudantes egressos do curso serão capazes de:
- Desenvolver inovações para solucionar problemas da educação tecnológica;
- Estruturar propostas inovadoras de ensino de acordo com as modalidades presencial, à distância e, do Ensino Híbrido;
- Aplicar conhecimentos das inovações pedagógicas e das tecnologias digitais ao contexto da aprendizagem institucionalizada;
- Usar e adaptar recursos tecnológicos e digitais para o contexto da aprendizagem;
- Proporcionar estratégias de potencialização da aprendizagem ativa;
- Fazer mediações pedagógicas inovadoras.
Temáticas como aprendizagem criativa, metodologias ativas de aprendizagem, gamificação, cultura maker, design thinking, objetos digitais de aprendizagem, ensino híbrido, ambientes virtuais de aprendizagem, plataformas digitais, plataformas adaptativas, chatbots e robôs de aprendizagem, computação em nuvem, realidade aumentada, entre outros, têm sido cada dia mais comum no cotidiano da educação sistematizada. Porém, para que tais tendências, abordagens, recursos e tecnologias tenham aplicações profícuas no contexto da aprendizagem é muito importante o aprofundamento através de estudos fundamentados e validados cientificamente. Esses e outros conteúdos serão trabalhados durante o curso.
Neste sentido, as inovações e tecnologias educacionais são conhecimentos emergentes que demandam apropriação de todos os profissionais da educação, em diferentes dimensões. Se por um lado os docentes demandam revisões e atualizações dos referenciais formativos, por outro lado, os gestores e coordenadores educacionais demandam conhecimentos que os subsidiarão na tomada de decisões assertivas e que lhes deem segurança na gestão dos processos de aprendizagem, bem como para os profissionais que pretendem empreender no ramo da educação, o curso se faz imprescindível. O curso também é destinado aos profissionais responsáveis por treinamento e desenvolvimento humano nos ambientes corporativos.
Estruturado por componentes curriculares essenciais que enfatizam conhecimentos voltados para a compreensão e aplicação das inovações e das tecnologias educacionais contemporâneas, o curso engloba as principais tendências na organização e mediação da aprendizagem institucionalizada.
A matriz curricular, composta por 360 horas, aprofunda conhecimentos referentes às inovações da mediação pedagógica e organização das modalidades da educação presencial, educação à distância e do ensino híbrido, também serão desenvolvidas temáticas relativas às principais ferramentas e recursos tecnológicos e digitais aplicados aos processos de mediação da aprendizagem.
Ao mesmo tempo em que se estudarão elementos constitutivos da chamada educação tecnológica, também serão estudados recursos e estratégias alternativas para a educação inovadora em modelos híbridos ou que não dependam exclusivamente de recursos e tecnologias digitais e de acesso à internet, como as abordagens relativas à aprendizagem criativa, cultura maker, design thinking e gamificação aplicadas ao contexto educacional escolarizado e coorporativo.
A contextualização de componentes curriculares como “Ludicidade, Dinâmicas e Objetos de Aprendizagem” instigarão os cursistas ao exercício da criatividade e da busca ativa de soluções para potencializar os processos de aprendizagem, com base em referenciais científicos e pedagógicos em evidência.
Outra perspectiva importante do curso é a questão da inclusão educacional. Assunto tratado com ênfase em componentes curriculares como “Recursos e Tecnologias Assistivas” e “Necessidades Especiais e Educação”.
Dado ao cunho de articulação do conhecimento teórico-prático do curso, o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) não será obrigatório, mas se o estudante desejar poderá solicitar o componente curricular extra, com adendo ao contrato de serviços. Neste caso, serão acrescidos no certificado de conclusão do curso os devidos registros.
É um curso necessário e urgente a todos os profissionais que buscam atualização e formação especializada no que tange às inovações e tecnologias educacionais.
Componentes curriculares
|
Carga horária
|
Inovações Tecnológicas Educacionais
|
50
|
Educação a Distância
|
40
|
Ensino Híbrido
|
30
|
Metodologias e Aprendizagens Ativas
|
50
|
Aprendizagem Criativa, Cultura Maker, Design Thinking e Gamificação
|
50
|
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
|
50
|
Ludicidade, Dinâmicas e Objetos de Aprendizagem
|
30
|
Recursos e Tecnologias Assistivas
|
30
|
Necessidades Especiais e Educação
|
30
|
Total
|
360
|