×

Política Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.


Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.


Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.


Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Política de Cookies

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Gerenciar preferências de consentimento

Gestão e Coordenação Pedagógica

APRESENTAÇÃO

O Curso de Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Pedagógica atende às necessidades da realidade educacional que demanda a superação da fragmentação das áreas de atuação e, portanto, das especializações, aborda o trabalho pedagógico numa perspectiva interdisciplinar que articula as ações dos supervisores e coordenadores no contexto educativo. 

 

JUSTIFICATIVA

Considerando a importância do trabalho educativo, especialmente no momento em que a aprendizagem chama a atenção não apenas no universo escolar, mas também nos espaços empresariais e organizacionais, entendemos que a formação de profissionais em nível de pós-graduação deve atender a uma demanda que tende a se intensificar e qualificar, exigindo cursos de alto nível teórico e prático, que proponha reflexões sobre o comprometimento com os esforços empreendidos pelos profissionais da área.

 

 OBJETIVOS DO CURSO

  • Capacitar profissionais das várias áreas de Educação, possibilitando-os atuar enquanto mediadores na formação e no desenvolvimento biopsicossocial e afetivo dos educandos das várias redes de ensino existentes.

  • Construir, de forma cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa uma prática pedagógica que permita a escola desempenhar, com qualidade, sua função social.

  • Desenvolver uma ação reflexiva e crítica diante dos desafios que o mundo contemporâneo tem trazido para a instituição escolar.

  • Propiciar acesso a conhecimentos que contribuam para a formação de uma sólida base teórica e que se articule à prática educativa escolar no que se refere aos elementos organizativos do trabalho pedagógico: gestão, planejamento, avaliação e proposta curricular;

  • Oportunizar a atualização em relação à legislação educacional, bem como a capacidade de análise das políticas educacionais.

 

METODOLOGIA

O referido curso terá como base o uso de metodologias ativas que tragam o protagonismo do futuro coordenador/gestor dentro da sala de aula. Para concretizar a metodologia escolhida, serão utilizados os recursos materiais e as técnicas variadas, observando as necessidades dos discentes e as especificidades dos conteúdos. Técnicas: estudos de texto, aula expositiva dialogada, dramatizações e psicodramas, jogos dramáticos, seminários, debates, painéis integrados, elaboração de projetos e palestras com convidados, rodas de conversas, visitas monitoradas, entre outros.

 

ESTRUTURA DO CURSO

Visando uma educação cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa, o curso está estruturado em disciplinas concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso: aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:

Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).

A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina.

Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.

 

MATRIZ CURRICULAR

1. Metodologia da Pesquisa Científica

30 CH

2. Legislação e Políticas Públicas Educacionais

30 CH

3. Coordenação Pedagógica

30 CH

4. Planejamento Educacional

30 CH

5. Currículo e Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

30 CH

6. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes

30 CH

7. Gestão Educacional e Liderança

30 CH

8. Gestão Financeira

30 CH

9. Teorias de Ensino e Processo de Aprendizagem

30 CH

10. Educação Inclusiva

30 CH

11. Educação e Relações Étnico-Raciais

30 CH

12. Tecnologia, Inovação e Aprendizagem

30 CH

CARGA HORÁRIA TOTAL

360h

Presencial

Duração: 1 ano
18x R$ 210,00
Pagando até o vencimento R$ 190,00
Matrícula

R$ 79,90