Gestão e Coordenação Pedagógica
APRESENTAÇÃO
O Curso de Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Pedagógica atende às necessidades da realidade educacional que demanda a superação da fragmentação das áreas de atuação e, portanto, das especializações, aborda o trabalho pedagógico numa perspectiva interdisciplinar que articula as ações dos supervisores e coordenadores no contexto educativo.
JUSTIFICATIVA
Considerando a importância do trabalho educativo, especialmente no momento em que a aprendizagem chama a atenção não apenas no universo escolar, mas também nos espaços empresariais e organizacionais, entendemos que a formação de profissionais em nível de pós-graduação deve atender a uma demanda que tende a se intensificar e qualificar, exigindo cursos de alto nível teórico e prático, que proponha reflexões sobre o comprometimento com os esforços empreendidos pelos profissionais da área.
OBJETIVOS DO CURSO
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Capacitar profissionais das várias áreas de Educação, possibilitando-os atuar enquanto mediadores na formação e no desenvolvimento biopsicossocial e afetivo dos educandos das várias redes de ensino existentes.
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Construir, de forma cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa uma prática pedagógica que permita a escola desempenhar, com qualidade, sua função social.
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Desenvolver uma ação reflexiva e crítica diante dos desafios que o mundo contemporâneo tem trazido para a instituição escolar.
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Propiciar acesso a conhecimentos que contribuam para a formação de uma sólida base teórica e que se articule à prática educativa escolar no que se refere aos elementos organizativos do trabalho pedagógico: gestão, planejamento, avaliação e proposta curricular;
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Oportunizar a atualização em relação à legislação educacional, bem como a capacidade de análise das políticas educacionais.
METODOLOGIA
O referido curso terá como base o uso de metodologias ativas que tragam o protagonismo do futuro coordenador/gestor dentro da sala de aula. Para concretizar a metodologia escolhida, serão utilizados os recursos materiais e as técnicas variadas, observando as necessidades dos discentes e as especificidades dos conteúdos. Técnicas: estudos de texto, aula expositiva dialogada, dramatizações e psicodramas, jogos dramáticos, seminários, debates, painéis integrados, elaboração de projetos e palestras com convidados, rodas de conversas, visitas monitoradas, entre outros.
ESTRUTURA DO CURSO
Visando uma educação cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa, o curso está estruturado em disciplinas concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso: aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:
Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).
A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina.
Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.
MATRIZ CURRICULAR
1. Metodologia da Pesquisa Científica
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30 CH
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2. Legislação e Políticas Públicas Educacionais
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30 CH
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3. Coordenação Pedagógica
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30 CH
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4. Planejamento Educacional
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30 CH
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5. Currículo e Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
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30 CH
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6. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes
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30 CH
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7. Gestão Educacional e Liderança
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30 CH
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8. Gestão Financeira
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30 CH
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9. Teorias de Ensino e Processo de Aprendizagem
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30 CH
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10. Educação Inclusiva
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30 CH
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11. Educação e Relações Étnico-Raciais
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30 CH
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12. Tecnologia, Inovação e Aprendizagem
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30 CH
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CARGA HORÁRIA TOTAL
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360h
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