Educação Infantil e Pedagogias Participativas na Primeira Infância
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL E PEDAGOGIAS PARTICIPATIVAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
APRESENTAÇÃO
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Pedagogias Participativas na Primeira Infância emerge da necessidade de contribuir com a sociedade, com vistas a formar profissionais para atuarem nos segmentos da Educação Infantil, demanda que se apresenta como de relevância social, acadêmica e profissional. Aborda o trabalho pedagógico na educação infantil numa perspectiva interdisciplinar que articula conhecimentos, ações, intervenções e projetos para uma educação que garanta direitos de aprendizagens às mais diversas infâncias.
Desta forma, nossa pós-graduação dialoga com a Meta 1 do PNE 2014-2024 que visa “Universalizar, até 2026, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE”. Neste sentido, a urgência de contribuir com a qualificação profissional dos interessados e atuantes em tal segmento condiz com um dos princípios éticos e compromissos sociais do Instituto Realiza de Educação, Pesquisa e Extensão.
PÚBLICO-ALVO
Graduados em Pedagogia, nos mais diversos cursos de Licenciatura, Normal Superior e demais cursos afins que queiram ampliar seus conhecimentos e a sua área de atuação profissional.
OBJETIVOS DO CURSO
●Compreender as Políticas Públicas na Educação Infantil, os fundamentos, as metodologias e as abordagens contemporâneas acerca da Educação Infantil e Pedagogias Participativas na Primeira Infância;
●Conhecer os Direitos de Aprendizagens à Educação Infantil, segundo a BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se;
●Discutir planejamento, currículo, avaliação e premissas para a organização do trabalho pedagógico à Educação Infantil;
●Construir propostas, recursos e modalidades organizativas à Educação Infantil;
●Vivenciar práticas pedagógicas eficientes e eficazes à Educação Infantil;
●Compreende-se como educador da infância e seus desafios para uma educação à infância crítica, reflexiva e transformadora.
METODOLOGIA
O referido curso terá como base o uso de metodologias ativas que tragam o protagonismo do(a) futuro(a) especialista-pesquisador(a) dentro da sala de aula. Para concretizar a metodologia escolhida, serão utilizados os recursos materiais e as técnicas variadas, observando as necessidades dos discentes e as especificidades dos conteúdos. Técnicas: estudos de texto, estudos de casos, aulas expositivas dialogadas, dramatizações e psicodramas, jogos dramáticos, seminários, debates, painéis integrados, elaboração de projetos e palestras com convidados, rodas de conversas, visitas monitoradas, entre outros. Além disso, caso haja necessidade, as aulas podem acontecer em espaços externos priorizando as vivências do grupo e o experienciar de situações cotidianas específicas da educação infantil. Quando isso for previsto, o professor sinalizará à turma com, ao menos, 07 (sete) dias de antecedência para que os discentes possam organizar-se quanto ao deslocamento.
ESTRUTURA DO CURSO
Visando uma educação cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa, o curso está estruturado em componentes curriculares concentrados de forma a viabilizar ao(à) futuro(a) especialista-pesquisador(a) conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso: aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá como aspectos norteadores dois indicadores:
Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).
A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina.
Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75% de frequência além da média de proficiência.
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA POR COMPONENTE CURRICULAR
Nº
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DISCIPLINAS
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CH
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01
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Metodologia da Pesquisa Científica
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30
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02
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Políticas Públicas na Educação Infantil e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
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30
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03
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Aprendizagem e Desenvolvimento de Bebês: Especificidades da Primeiríssima Infância
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30
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04
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Desenvolvimento Infantil e Aspectos Característicos da Primeiríssima e Primeira Infância
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30
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05
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Introdução a Abordagem Reggio Emília e Abordagem Pikleriana
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30
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06
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O Brincar Heurístico na Educação Infantil
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30
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07
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Educação, Criança e Natureza
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30
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08
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Documentação, Observação e Registro na Educação Infantil
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30
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09
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Introdução aos Transtornos do Neurodesenvolvimento
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30
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10
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Educação para as Relações Étnico-Raciais na Primeira Infância
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30
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11
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Musicalização e Educação das Infâncias
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30
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12
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Seminário Integrador de Vivências
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30
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Carga horaria total
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360h
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