Assessoria e Consultoria em Projetos Educacionais
Assessoria E Consultoria Em Projetos Educacionais
O projeto de especialização lato sensu em Assessoria e Consultoria em Projetos Educacionais é para profissionais de todas as áreas de conhecimentos.
As abordagens propostas visam à formação multidisciplinar para diagnósticos e intervenções educacionais em diferentes segmentos da educação, tanto escolarizada como não escolarizada. Os conteúdos estudados durante o curso subsidiarão aos profissionais para atuarem como assessores e consultores em projetos que promovam a educação em suas múltiplas dimensões: estudos e pesquisas, projetos de intervenções, entre outros.
O curso objetiva especializar profissionais para empreender no ramo da assessoria e da consultoria em projetos educacionais. Os egressos do curso serão capazes de:
- Assessorar a gestão e implementação de programas e projetos educacionais;
- Prestar serviços de consultoria em projetos educacionais.
O trabalho da assessoria e da consultoria educacional são demandas crescentes no campo da educação, visto que os desafios são constantes e as instituições estão sempre em busca de melhorias e inovações que transcendem aos desejos, tornam-se imprescindíveis que as instituições se atualizem, busquem referenciais qualitativos e quantitativos eficientes, eficazes e sustentáveis.
O ramo da assessoria e consultoria educacional tem tomado vultos nunca vistos antes. Conhecer técnicas, métodos, ferramentas e recursos próprios do trabalho especializado são demandas emergentes.
Neste curso o estudante compreenderá o papel da assessoria na gestão dos processos, implementação das propostas educacionais de modo eficiente e eficaz, focado em resultados positivos e agregadores para a instituição e, também o papel da consultoria que, entre outras missões, investiga, analisa e recomenda alternativas para intervenções em situações-problemas voltadas às questões educacionais.
Temas como a organização, o funcionamento e as principais legislações educacionais; a diversidade e a educação; as necessidades especiais em educação; a definição dos campos de atuação das pedagogias social, empresarial e organizacional; a função e a necessidade da educação em contextos não escolares; as inovações tecnológicas aplicadas à educação; são abordados no eixo articulador multidisciplinar do curso. Já no eixo de formação técnica especializada serão aprofundadas temáticas como: a elaboração de projetos educacionais e; organização e métodos de assessoria e consultoria. No eixo institucional comum, o estudante será imerso em temáticas relativas à sua preparação para o mercado de trabalho de modo
empreendedor, sendo abordadas questões relativas à criatividade e inovações; ética e desenvolvimento humano, mercado de trabalho e empreendedorismo. Esses conteúdos estão estruturados em componentes curriculares que compõem a matriz de 360 horas. Devido ao cunho articulador teórico-prático do curso o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será facultativo, caso o estudante tenha interesse em elaborar essa atividade, poderá fazer um adendo ao contrato e os registros serão inseridos no certificado de conclusão do curso.
Todas as instituições promoventes de processos formativos e desenvolvimento humano são campos de atuação dos profissionais egressos do curso. Da educação infantil ao ensino superior; dos projetos de (re)integração desenvolvidos nas unidades prisionais, aos projetos socioeducativos de prevenção, voltados para públicos de pessoas em situação de vulnerabilidade; dos projetos de treinamento e desenvolvimento empresarial ou mesmo preparativos de profissionais para implantação de Normas Técnicas de Gestão da Qualidade nas corporações; sempre serão campos para atuação de profissionais com formações diversificadas, mas que atuarão na dimensão educacional.
Este projeto tem essa intenção, de alinhar conceitos, conhecer legislações, métodos e técnicas para especializar profissionais de diferentes segmentos. Os egressos terão competências para diagnosticar, analisar e indicar soluções inovadoras, éticas, eficientes, eficazes e sustentáveis, no âmbito educacional. Assim, além dos profissionais com formação em educação, os assistentes sociais, gestores de recursos humanos, gestores de projetos e programas sociais, gestores de negócios, engenheiros, psicólogos, profissionais da saúde, articuladores de movimentos sociais e lideranças, entre outros, independente de quais sejam suas áreas de formação inicial, são público alvo.
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
Organização e Funcionamento da Educação Brasileira
|
40
|
Ética e Desenvolvimento Humano
|
20
|
Educação e Diversidades
|
30
|
Pedagogia Social, Empresarial e Organizacional
|
40
|
Educação Não Escolarizada
|
30
|
Mercado de Trabalho e Empreendedorismo
|
20
|
Inovações Tecnológicas Educacionais
|
30
|
Necessidades Especiais em Educação
|
30
|
Elaboração de Projetos Educacionais
|
50
|
Processos de Assessoria e Consultorias Educacionais
|
50
|
Criatividade e Inovação
|
20
|
TOTAL
|
360
|