×

Política Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.


Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.


Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.


Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Política de Cookies

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Gerenciar preferências de consentimento

Alfabetização e Letramento

PÚBLICO ALVO:

O curso se destina a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares que atuam, especificamente, na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos, bem como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados nas temáticas oferecidas.   

 

JUSTIFICATIVA

O egresso do Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento deverá ser um profissional que tenha a pesquisa e o olhar investigativo como um dos eixos orientadores de sua práxis. Portanto, a formação ofertada a ele vai na direção de ajudá-lo a compreender, problematizar e refletir sobre as realidades na contemporaneidade, que, por sua vez, são fortemente marcadas pela cultura grafocêntrica. Para que tais competências sejam desenvolvidas, é necessário recorrer sempre aos conhecimentos científicos quando o assunto diz respeito às práticas de leitura, escrita e de linguagem oral tanto no ato de alfabetizar quanto de letrar. Assim, cabe ao profissional responsável pelo processo de alfabetização saber que tão importante quanto o funcionamento do sistema de escrita são as práticas sociais letradas, tão exigidas e solicitadas pela sociedade altamente tecnológica. Fazer uso da leitura e da escrita de forma significativa, com função social e prazerosa deve ser um dos maiores motivos para letra-alfabetizar uma pessoa, com vistas a criar condições favoráveis para o exercício da cidadania.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Refletir acerca do letramento e da prática pedagógica alfabetizadora considerando a diversidade presente nas salas de aula da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos.         

Compreender a aquisição da leitura e construção da escrita no processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.

Conhecer as práticas de leitura, escrita e de linguagem oral, segundo as orientações da BNCC;

Conhecer as Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e de Escrita

Construir propostas de atividades para alfabetizar na perspectiva de letramento.

 

METODOLOGIA DO CURSO

O curso se dará mediante formas organizativas diversas: aulas dialógicas, seminários (inter)articulados, palestras, rodas de conversas etc. O fundamental é alcançar a participação ativa dos aprendizes, propiciando um clima de intercâmbio e debate, de segurança e liberdade que viabilize uma aprendizagem criativa num processo grupal em que cada um se enriqueça a partir do aporte dos demais.

 

ESTRUTURA DO CURSO

Visando uma educação cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa, o curso está estruturado em disciplinas concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso: aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:

Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).

A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina.

Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.

 

                                                      DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA POR COMPONENTE CURRICULAR

                                                                                                          Matriz Curricular

Disciplinas

Carga Horaria

1.

Fundamentos teóricos de alfabetização    

30

2.

Políticas Públicas, Currículo e Planejamento Educacional

30

3.

Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e de Escrita

30

4.

Alfabetização na Educação Infantil e nos Anos Iniciais

30

5.

Alfabetização, letramento e literatura infantil

30

6.

Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos

30

7.

Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização e Letramento

30

8.

A Linguagem Lógico-Matemática e a Alfabetização e Letramento

30

9.

Avaliação e Planejamento no processo de alfabetização

30

10.

Letramento Digital

30

11.

Metodologia da Pesquisa Cientifica

30

12.

Letramento Racial

30

 

Total do Curso

360

 

 


 

Presencial

Duração: 1 ano
18x R$ 210,00
Pagando até o vencimento R$ 190,00
Matrícula

R$ 79,90