Alfabetização e Letramento
PÚBLICO ALVO:
O curso se destina a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares que atuam, especificamente, na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos, bem como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados nas temáticas oferecidas.
JUSTIFICATIVA
O egresso do Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento deverá ser um profissional que tenha a pesquisa e o olhar investigativo como um dos eixos orientadores de sua práxis. Portanto, a formação ofertada a ele vai na direção de ajudá-lo a compreender, problematizar e refletir sobre as realidades na contemporaneidade, que, por sua vez, são fortemente marcadas pela cultura grafocêntrica. Para que tais competências sejam desenvolvidas, é necessário recorrer sempre aos conhecimentos científicos quando o assunto diz respeito às práticas de leitura, escrita e de linguagem oral tanto no ato de alfabetizar quanto de letrar. Assim, cabe ao profissional responsável pelo processo de alfabetização saber que tão importante quanto o funcionamento do sistema de escrita são as práticas sociais letradas, tão exigidas e solicitadas pela sociedade altamente tecnológica. Fazer uso da leitura e da escrita de forma significativa, com função social e prazerosa deve ser um dos maiores motivos para letra-alfabetizar uma pessoa, com vistas a criar condições favoráveis para o exercício da cidadania.
OBJETIVOS DO CURSO
Refletir acerca do letramento e da prática pedagógica alfabetizadora considerando a diversidade presente nas salas de aula da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Compreender a aquisição da leitura e construção da escrita no processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.
Conhecer as práticas de leitura, escrita e de linguagem oral, segundo as orientações da BNCC;
Conhecer as Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e de Escrita
Construir propostas de atividades para alfabetizar na perspectiva de letramento.
METODOLOGIA DO CURSO
O curso se dará mediante formas organizativas diversas: aulas dialógicas, seminários (inter)articulados, palestras, rodas de conversas etc. O fundamental é alcançar a participação ativa dos aprendizes, propiciando um clima de intercâmbio e debate, de segurança e liberdade que viabilize uma aprendizagem criativa num processo grupal em que cada um se enriqueça a partir do aporte dos demais.
ESTRUTURA DO CURSO
Visando uma educação cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa, o curso está estruturado em disciplinas concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso: aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:
Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).
A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina.
Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA POR COMPONENTE CURRICULAR
Matriz Curricular
Nº
|
Disciplinas
|
Carga Horaria
|
1.
|
Fundamentos teóricos de alfabetização
|
30
|
2.
|
Políticas Públicas, Currículo e Planejamento Educacional
|
30
|
3.
|
Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e de Escrita
|
30
|
4.
|
Alfabetização na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
|
30
|
5.
|
Alfabetização, letramento e literatura infantil
|
30
|
6.
|
Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos
|
30
|
7.
|
Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização e Letramento
|
30
|
8.
|
A Linguagem Lógico-Matemática e a Alfabetização e Letramento
|
30
|
9.
|
Avaliação e Planejamento no processo de alfabetização
|
30
|
10.
|
Letramento Digital
|
30
|
11.
|
Metodologia da Pesquisa Cientifica
|
30
|
12.
|
Letramento Racial
|
30
|
|
Total do Curso
|
360
|