Programa Especial de Formação Pedagógica Docente
I - NATUREZA DO CURSO
O curso de Formação Superior para a Docência na Educação Básica em Programas Especiais, denominado PRODOCENTE, promove formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Tendo como titulação final o diploma de Segunda Licenciatura para os já licenciados e de Formação Pedagógica para graduados, conforme normativas em vigor.
Conforme classificação por área de conhecimento e avaliação o curso pertence à Educação, tendo o Nº70800006 como o código classificatório da CAPES.
II - PÚBLICO-ALVO
Além dos profissionais que já possuem graduação em licenciaturas, podem realizar o curso os profissionais não licenciados, desde que se atentem as condições impostas pelas diretrizes em vigência. Conforme o artigo 14 da Resolução do CNE/CP nº 02/2015: Os cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados, de caráter emergencial e provisório, ofertados a portadores de diplomas de curso superior formados em cursos relacionados à habilitação pretendida com sólida base de conhecimentos na área estudada [...].
III – APRESENTAÇÃO
Complementação pedagógica é uma formação especial de docentes voltada para bacharéis ou tecnólogos que querem dar aulas em áreas correlatas à sua graduação. Trata-se de uma licenciatura de curto período direcionada para quem quer ampliar a área de atuação. (BrazCubas Educação, 2018, on line)
O Programa de Consolidação das Licenciaturas é uma ação da Capes cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. (BRASIL, 2008, on line)
Campos de Atuação:
IV – JUSTIFICATIVA
No Brasil, há alguns anos foi identificado pelos órgãos gestores da educação que os cursos de licenciatura tiveram decréscimo
Dentre os argumentos relavantes que sustentam a validade da formação através do PRODOCENTE, o Sistema de Informação da Coordenação de Avaliação e Pesquisa no Ensino Superior (SiCAPES) avaliar como sendo os principais resultados do Prodocente:
- Maior integração entre as licenciaturas e entre as disciplinas (ações envolvendo desde a articulação e o diálogo entre as licenciaturas até a apresentação de propostas de trabalho intersetoriais e interdisciplinares);
- Inserção, inovação nos conteúdos curriculares por meio do desenvolvimento de projetos em disciplinas, principalmente nos estágios e práticas; formação dos licenciandos com maior articulação entre teoria e prática e entre educação superior e escolas de educação básica (desenvolvimento de redes e de mecanismos de articulação com as escolas públicas);
- Desenvolvimento de metodologias inovadoras para a educação superior, elaboração de práticas formativas diferenciadas com foco no enfrentamento de problemas da educação básica, produção de atividades de ensino e de materiais didáticos, pesquisa como princípio formativo dos licenciandos.
V – OBJETIVOS
O Ministério da Educação divulga como objetivo do Prodocente:
Contribuir para a elevação da qualidade da educação superior, formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino no país;
Dinamizar os cursos de licenciatura das instituições federais de educação superior;
Propiciar formação acadêmica, científica e técnica dos docentes e;
Apoiar a implementação das novas diretrizes curriculares da formação de professores da educação básica.
(Brasil, s/d, on line)
VI - FUNDAMENTAÇÃO
VII - METODOLOGIA E CRITÉRIOS PARA A PROVAÇÃO
Sendo o curso de formação complementar que agregará profissionais de diferentes formações iniciais, mas que tem em comum o exercício da docência, a dinâmica do curso exigirá que sejam contempladas atividade de integração e trocas de conhecimentos como fatores importantes no processo formativo. Assim, além dos encontros para as aulas presenciais, serão oportunizados outros momentos de trocas e interações ao longo do curso, seja para cumprir as atividades integralizadoras, seja para participar de fóruns, seminários e outros eventos promovidos pela instituição.
A dinâmica do curso exige que os formandos tenha a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, ao tempo em que desenvolverão competências e habilidades a partir dos conteúdos trabalhados. Portanto, em todas as disciplinas serão imprescindíveis exercícios para a integralização dos conhecimentos. Serão organizadas atividades estruturadas para oportunizar práticas e reflexões que enriquecerão o percurso formativo. Neste sentido, faz-se imprescindível que as atividades tenham a ludicidade como princípio formativo.
Para o desenvolvimento do curso serão propostas atividades de visitas técnicas, entrevistas, elaboração de quadros-sínteses, mapas mentais e conceituais, entre outras; para as disciplinas do núcleo de aprofundamento e diversidades serão obrigatoriamente cumpridas atividades práticas que estabeleçam relações com as respectivas áreas de formação, o que implica na contextualização por área de conhecimento, ainda que os instrumentos adotados sejam em comum, os argumentos, referenciais, métodos, técnicas e práticas devem guardar consonância com as áreas de formação específicas.
As socializações, em suas múltiplas possibilidades, seminários, workshops, minicursos, fóruns de discussões acadêmicas, aulas públicas etc. poderão ocorrer com ou sem a presença dos docentes do curso, visto que dentre outras competências a serem desenvolvidas, favorece a autonomia e a emancipação dos profissionais em formação.
O processo avaliativo deve prever a articulação entre os modelos de avaliação diagnóstica, somatória e formativa, tendo como prevalência à última. Todas as atividades estruturadas devem ser contabilizadas no processo de avaliação, assim, serão definidas, por instrumento/atividade, os respectivos pesos, desde que não ultrapassem a 30% da nota total por disciplina.
Orienta-se que os docentes realizem atividades presenciais de avaliação e que considerem que não ultrapassem a 70% da nota total por disciplina. Podendo ser adotados critérios diferentes para as disciplinas de Práticas Integralizadoras, e Estágios Supervisionados, visto que o tempo e a organização das atividades compreendem ciclos que não se enquadram nos critérios das demais disciplinas.
Para as disciplinas Práticas Integralizadoras, sugere-se que sejam invertidos os critérios e percentuais. Pois, o processo formativo impõe aos estudantes práticas fora do contexto da sala de aula. O resultado final da disciplina acontecerá após a entrega dos produtos finais: para Práticas 1 – Um projeto de pesquisa educacional e; para Práticas 2, o relatório do projeto de intervenção aplicado.
Para as disciplinas do Estágio Supervisionado, sugere-se que o peso seja atribuído 50% da nota dada pelos supervisores de campo (regentes) e ou outros 50% sejam contabilizados pela produção de planos e sistematização de relatórios. Sendo que para integralizar essa disciplina, além do cumprimento da carga horária de estágio, faz-se obrigatória a entrega dos documentos de estágio, devidamente, preenchidos, assinados, carimbados quando exigidos, datados e sem rasuras. Ou seja, só haverá resultado final da disciplina após o estudante cumprir tais requisitos.
A média para aprovação é 7,0 (sete). Tenho estudante dificuldade para atingir a média,
VIII - ESTRUTURA DO CURSO
O curso está estruturado em conformidade com as Diretrizes do Conselho Nacional de Educação do Brasil, especialmente a Resolução Nº02 de 01 de junho de 2015, que:
Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. (CNE, 2015, on line)
Neste sentido, as disciplinas forma organizadas para atender aos critérios definidos pela Resolução, seguindo a articulação dos conteúdos em núcleos de formação geral, aprofundamento e diversificação e integralizadoras.
O núcleo de formação abrange as “áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais” tendo as disciplinas: “Fundamentos históricos, filosóficos, antropológicos e sociológicos da educação”, “Metodologia do trabalho Científico”, “Educação e Diversidade”, “Ensino, estrutura e funcionamento, legislação e direito educacional”, “Gestão da Educação”, “Política, planejamento e avaliação educacional”, “Psicologia da educação e Teorias da aprendizagem”, “Didática e currículo”, “Produção textual, oralidade e escrita”, “Direitos da criança e do adolescente”, “Educação Especial Inclusiva”, “Libras – Língua Brasileira de Sinais”, e “Tecnologias da informação e Comunicação aplicadas à educação”, perfazendo um total de 700 horas.
Já as disciplinas do núcleo de Aprofundamento e diversificação, contemplam as disciplinas “[...] de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos, priorizadas pelo projeto pedagógico das instituições, em sintonia com os sistemas de ensino, que, atendendo às demandas sociais, oportunizará, entre outras possibilidades’ o conhecimento dos seguintes aspectos: “Epistemologia e fundamentos do Ensino das áreas específicas da educação”, “Métodos e técnicas aplicados à educação básica – Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional”, Estágios Supervisionados 1 e 2”, com 500 horas totais.
Já o terceiro núcleo visa ao desenvolvimento de oportunidades de “estudos integradores para enriquecimento curricular”, nesta proposta organizadas nas disciplinas “Práticas Integralizadoras 1”, que adotará a pesquisa em educação como elemento articulador dos conhecimentos desenvolvidos e adquiridos ao longo do curso; a disciplina “Práticas Integralizadoras 2”, desenvolverá um projeto de intervenção aplicado, visto que as atividades desenvolvidas mobilizarão os conteúdos, as habilidades e competências desenvolvidas durante todo o processo formativo. Estas disciplinas contemplam 200 horas, em cumprimento com as orientações das diretrizes do curso.
Assim, distribuída em núcleos e respeitando as diretrizes, a carga horária total do curso é de 1400 (um mil e quatrocentas horas).
Conforme descrito na metodologia o curso terá o Projeto de Intervenção aplicado como atividade obrigatória para integralização dos critérios que validarão.
IX - EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA
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DISCIPLINAS
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Carga horária total
|
Teoria
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Prática
|
Núcleo
|
-
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Fundamentos históricos, filosóficos, antropológicos e sociológicos da educação
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60
|
40
|
20
|
Formação Geral
|
-
|
Metodologia do trabalho Científico
|
40
|
20
|
20
|
Formação Geral
|
-
|
Educação e Diversidade
|
60
|
30
|
30
|
Formação Geral
|
-
|
Ensino, estrutura e funcionamento, legislação e direito educacional
|
40
|
30
|
10
|
Formação Geral
|
-
|
Práticas Integrativas 1
Pesquisa Educacional
|
100
|
20
|
80
|
Estudos integradores
|
-
|
Gestão da Educação
|
40
|
30
|
10
|
Formação Geral
|
-
|
Política, planejamento e avaliação educacional
|
40
|
30
|
10
|
Formação Geral
|
-
|
Psicologia da educação e Teorias da aprendizagem
|
40
|
30
|
10
|
Formação Geral
|
-
|
Didática e currículo
|
40
|
30
|
10
|
Formação Geral
|
-
|
Epistemologia e fundamentos do Ensino das áreas específicas da educação
|
200
|
100
|
100
|
Aprofundamento e diversificação
|
-
|
Produção textual, oralidade e escrita
|
40
|
20
|
20
|
Formação Geral
|
-
|
Métodos e técnicas aplicados à educação básica – Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional
|
100
|
50
|
50
|
Aprofundamento e diversificação
|
-
|
Estágio supervisionado 1 – Ensino Fundamental
|
150
|
75
|
75
|
Aprofundamento e diversificação
|
-
|
Estágio supervisionado 2 – Ensino Médio e Educação Profissional
|
150
|
75
|
75
|
Aprofundamento e diversificação
|
-
|
Direitos da criança e do adolescente
|
40
|
30
|
10
|
Formação Geral
|
-
|
Educação Especial Inclusiva
|
60
|
30
|
30
|
Formação Geral
|
-
|
Libras
|
60
|
30
|
30
|
Formação Geral
|
-
|
Tecnologias da informação e Comunicação aplicadas à educação
|
40
|
30
|
10
|
Formação Geral
|
-
|
Práticas Integrativas 2
Projeto Aplicado
|
100
|
20
|
80
|
Estudos integradores
|