Público-alvo:
Profissionais ligados à educação básica: pedagogos e demais professores formados nas licenciaturas que desejem atuar no Atendimento Educacional Especializado. Além disso, o curso é aberto para quaisquer graduados que atuem ou desejem aprofundar conhecimentos sobre deficiências e inclusão.
Objetivos:
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, histórico da graduação, diploma da graduação e 1 foto.
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Métodos de Pesquisa. Tipos e abordagens de Pesquisas. Projeto de Pesquisa. Normas técnicas em vigência para elaboração de escrita científica. Relatório Técnico-científico. Inclusão e AEE como objeto de pesquisa. |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Principais termos e conceitos relativos ao AEE. Educação Inclusiva. Deficiências. Transtornos. Altas habilidades e/ou superdotação. Salas e outros espaços de atendimento multifuncionais. Perfil profissional para atuação atendimento educacional especi |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Teorias em psicologia da aprendizagem: comportamental, humanista, psicanalítica, psicogenética e histórico-cultural. Teoria das inteligências múltiplas. Processos Psicológicos e contextos da aprendizagem. As contribuições para a aprendizagem dos teór |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Concepções de família. Família contemporânea. Relação família- escola. Família e pessoa com deficiência. Pesquisas contemporâneas sobre família, inclusão e pessoa com deficiência. Envolvimento parental no processo de desenvolvimento da pessoa com def |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Informática acessível. Softwares e aplicativos de comunicação alternativa. Comunicação Alternativa e Aumentativa – CAA. Orientação e mobilidade. Recursos didáticos para atividades que desenvolvam habilidades mentais superiores e atividades de enrique |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Aprendizagem e desenvolvimento humano. Dificuldades de Aprendizagem – aspectos históricos e contemporâneos. Diferenciação entre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Aspectos característicos dos transtornos mais comuns: discalculia, dislexia, d |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Histórico do Transtorno do Espectro Autista. Fundamentação Sociocultural do autismo. Caracterização do Transtorno do Espectro Autista: aspectos sociais, físicos, biológicos e educacionais. A educação formal de alunos com TEA: teoria e prática. TEA as |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Principais conceitos e terminologias. Aspectos característicos da deficiência intelectual. Deficiência múltipla. Políticas de atendimento para educação de pessoas com deficiência intelectual. A educação inclusiva para pessoas com deficiência intelect |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Principais conceitos e terminologias. Aspectos característicos da deficiência visual. A educação inclusiva para pessoas com deficiência visual. Políticas de atendimento para educação de pessoas com deficiência visual. Recursos, técnicas e estratégias |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Principais conceitos e terminologias. Aspectos característicos da deficiência auditiva. A educação inclusiva para pessoas com deficiência auditiva. Políticas de atendimento para educação de pessoas com deficiência auditiva. Recursos, técnicas e estra |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Aspectos básicos das Altas Habilidades e Superdotação. Contexto histórico. Aspectos legais e conceituais com implicações educacionais. Recursos tecnológicos e metodológicos. Atividades adaptadas para pessoas com Altas Habilidades / Superdotação e Pro |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
60h | Estudo de caso real. Plano de Desenvolvimento Individualizado – PDI. Identificação das necessidades educacionais específicas dos estudantes. Definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas. Cronograma de atendimento dos estu |
Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto
Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.
• Aulas ao vivo com o professor
• Metodologias Ativas
• Atividades colaborativas em grupos
Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto
2 sábados por mês.