Home > Cursos > Educação

Educação Especial Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado

Público-alvo: 

Profissionais ligados à educação básica: pedagogos e demais professores formados nas licenciaturas que desejem atuar no Atendimento Educacional Especializado. Além disso, o curso é aberto para quaisquer graduados que atuem ou desejem aprofundar conhecimentos sobre deficiências e inclusão.

Objetivos:

  1. Qualificar profissionais da área de educação para prestar atendimento às múltiplas deficiências sob a perspectiva da educação inclusiva;
  2. Preparar pedagogos e demais interessados para atuação plena no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas regulares, centros especializados e salas de recursos multifuncionais;
  3. Promover a reflexão sobre práticas socioeducacionais inclusivas para pessoas com deficiência na contemporaneidade.

 

Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, histórico da graduação, diploma da graduação e 1 foto.

 

Distribuição da Carga Horária do curso:

Carga horária Núcleo
30h Métodos de Pesquisa. Tipos e abordagens de Pesquisas. Projeto de Pesquisa. Normas técnicas em vigência para elaboração de escrita científica. Relatório Técnico-científico. Inclusão e AEE como objeto de pesquisa.
Carga horária Núcleo
30h Principais termos e conceitos relativos ao AEE. Educação Inclusiva. Deficiências. Transtornos. Altas habilidades e/ou superdotação. Salas e outros espaços de atendimento multifuncionais. Perfil profissional para atuação atendimento educacional especi
Carga horária Núcleo
30h Teorias em psicologia da aprendizagem: comportamental, humanista, psicanalítica, psicogenética e histórico-cultural. Teoria das inteligências múltiplas. Processos Psicológicos e contextos da aprendizagem. As contribuições para a aprendizagem dos teór
Carga horária Núcleo
30h Concepções de família. Família contemporânea. Relação família- escola. Família e pessoa com deficiência. Pesquisas contemporâneas sobre família, inclusão e pessoa com deficiência. Envolvimento parental no processo de desenvolvimento da pessoa com def
Carga horária Núcleo
30h Informática acessível. Softwares e aplicativos de comunicação alternativa. Comunicação Alternativa e Aumentativa – CAA. Orientação e mobilidade. Recursos didáticos para atividades que desenvolvam habilidades mentais superiores e atividades de enrique
Carga horária Núcleo
30h Aprendizagem e desenvolvimento humano. Dificuldades de Aprendizagem – aspectos históricos e contemporâneos. Diferenciação entre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Aspectos característicos dos transtornos mais comuns: discalculia, dislexia, d
Carga horária Núcleo
30h Histórico do Transtorno do Espectro Autista. Fundamentação Sociocultural do autismo. Caracterização do Transtorno do Espectro Autista: aspectos sociais, físicos, biológicos e educacionais. A educação formal de alunos com TEA: teoria e prática. TEA as
Carga horária Núcleo
30h Principais conceitos e terminologias. Aspectos característicos da deficiência intelectual. Deficiência múltipla. Políticas de atendimento para educação de pessoas com deficiência intelectual. A educação inclusiva para pessoas com deficiência intelect
Carga horária Núcleo
30h Principais conceitos e terminologias. Aspectos característicos da deficiência visual. A educação inclusiva para pessoas com deficiência visual. Políticas de atendimento para educação de pessoas com deficiência visual. Recursos, técnicas e estratégias
Carga horária Núcleo
30h Principais conceitos e terminologias. Aspectos característicos da deficiência auditiva. A educação inclusiva para pessoas com deficiência auditiva. Políticas de atendimento para educação de pessoas com deficiência auditiva. Recursos, técnicas e estra
Carga horária Núcleo
30h Aspectos básicos das Altas Habilidades e Superdotação. Contexto histórico. Aspectos legais e conceituais com implicações educacionais. Recursos tecnológicos e metodológicos. Atividades adaptadas para pessoas com Altas Habilidades / Superdotação e Pro
Carga horária Núcleo
60h Estudo de caso real. Plano de Desenvolvimento Individualizado – PDI. Identificação das necessidades educacionais específicas dos estudantes. Definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas. Cronograma de atendimento dos estu

Total de Carga Horária: 390 horas

Educação Especial Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado
Online (Ao Vivo)
6 meses ou 12 meses

Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto

Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.

• Aulas ao vivo com o professor
• Metodologias Ativas
• Atividades colaborativas em grupos


Presencial
12 meses

Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto

2 sábados por mês.



Matrícula: Por R$ 79.90

Parcelas: 18x 230,00