PÚBLICO-ALVO
Preferencialmente graduados em Saúde e Educação que desejam aprofundar conhecimentos sobre a Análise do Comportamento Aplicada.
APRESENTAÇÃO
A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis) é uma das vertentes da Análise do Comportamento. Busca, enquanto ciência, melhorar a vida das pessoas a partir da análise de situações comportamentais emitidas pelo ser humano. O curso de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada, ofertado pelo Instituto Realiza de Educação, Pesquisa e Extensão, busca compreender melhor a aplicabilidade desta ciência para os Transtornos do Neurodesenvolvimento que acometem, principalmente, em crianças e adolescentes.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O Terapeuta Analista do Comportamento é um profissional que busca atuar em todos os textos que trabalhem de modo direto ou indireto com o comportamento humano. No caso do especialista em Análise do Comportamento Aplicada espera-se que o mesmo seja capaz de intervir de maneira precisa nos comportamentos disruptivos e possibilitar o treino de habilidades fracas, comprometidas ou ausentes de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento. Desta forma, podem atuar em múltiplos espaços clínicos, centros especializados, supervisão de casos clínicos e demais locais que atendem e orientam crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento e suas famílias.
OBJETIVO
Formar profissionais dos eixos de saúde e educação para intervir nos transtornos do neurodesenvolvimento como analista do comportamento.
Capacitar os discentes embasados na ciência ABA para que sejam capazes de treinar comportamentos básicos e complexos em pessoas com atraso no desenvolvimento.
Ofertar subsídios (conteúdo – literatura - fundamentos) científicos de conceitos fundamentais para compreender o processo de aprendizagem na perspectiva do Comportamento Operante.
Contribuir com a comunidade local formando profissionais éticos, críticos, reflexivos e aptos para atuar na ciência ABA.
METODOLOGIA E CRITÉRIOS PARA A APROVAÇÃO
O curso está estruturado em 11 componentes curriculares, incluindo o trabalho de conclusão de curso (ensaio Científico). Para obter a referida certificação, o discente deverá ser aprovado em todas as disciplinas e possuir, ao menos, 75% de frequência em cada uma delas.
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Estuda o conhecimento científico, a metodologia da pesquisa científica, os tipos de pesquisa, técnicas e instrumentos de pesquisa. A pesquisa em Análise do Comportamento Aplicada: aspectos epistemológicos, teóricos e instrumentais. Normas técnica par |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Estudo de questões pertinentes aos Fundamentos da Análise Aplicada do Comportamento, do Behaviorismo Radical e Metodológico. Epistemologia Psicologia Comportamental. Reflexões acerca da Ética em Análise do Comportamento dos Princípios, adaptações e a |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Análise conceitual do DSM - V e da CID -10. Escalas de rastreio em TEA: M-CHAT, CARS, ATA, dentre outras. Fenótipo Ampliado no TEA. Aspectos Característicos da Deficiência Intelectual. Educação da |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Discute a Saúde Mental Infantil, a Psicose Infantil. Estuda o Brincar na Psicopatologia Infantil. Debate acerca dos Transtornos de Ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtornos Depressivos e Transtorn |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Discute os Procedimentos de Ensino baseados na Análise do Comportamento Aplicada: a construção e avaliação de Currículos para Comunicação, Habilidades Sociais, Habilidades Acadêmicas, Habilidades de Vida Diária. Estratégias de Intervenção de Comporta |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Fundamentos, conceitos e recursos da Comunicação Alternativa. Estudo da Comunicação Alternativa para Deficiência Múltiplas e os Princípios da Tecnologia Assistiva. Questões introdutórias sobre Acessibilidade e Inclusão. Desenho Universal para Apren |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Conhecimento dos Modelos de Avaliação Comportamental (testes restritos e não-restritos). Discute as formas de observação e registros do comportamento, funções da Avaliação Comportamental. Avaliação de Barreiras. Avaliação de Reforçadores. Conhecimen |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Estudo dos Marcos do Comportamento Verbal (tato, mando, ouvinte etc.), das Relações Verbais, da Análise de Controle; da Função Simbólica, da Habilidades de Comunicação. Planejamento de Ensino das Habilidades de Comunicação Verbal. |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | A Linguagem para Descrição de Eventos Comportamentais. Estudo das técnicas de Observação e Registro de Comportamento, do Cálculo de concordância entre observadores, das Etapas para a Realização de Pesquisas com Observação. Constr |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
30h | Estudo dos Processamentos Sensoriais nos Transtornos Comportamentais, da Intervenção Sensorial nos Transtornos do Neurodesenvolvimento. Intervenção Psicomotora nos Transtornos do Neurodesenvolvimento. |
Carga horária | Núcleo |
---|---|
60h | Execução das Etapas de uma Pesquisa Científica. Aspectos Ético-legais em Pesquisa Científica. Plágio. Propriedade Intelectual em Pesquisa. Elaboração do Ensaio Científico. |
Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto
Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.
Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto
2 sábados por mês.