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Psicologia da Educação

I – NATUREZA DO CURSO

Especialização Lato Sensu

II - PÚBLICO-ALVO

É aberto a todos os profissionais que atuam no segmento da educação contemporânea: docentes da educação Básica e do Ensino Superior, coordenadores pedagógicos, gestores, educadores sociais, psicólogos, sobretudo aqueles interessados nas temáticas voltadas à educação, coordenadores de treinamento e desenvolvimento, assistentes sociais, terapeutas, profissionais de tecnologia voltados à educação, pesquisadores de áreas afins, entre outros.

 

III – APRESENTAÇÃO

Todos os dias nos deparamos com situações de aprendizagem, seja na condição de aprendizes, seja na condição de mediadores deste fenômeno natural inerente ao desenvolvimento humano. A aprendizagem acontece de modo combinado, subjetivo, individual e coletivo. Diversas teorias têm revelado ao longo dos tempos a importância do conhecimento sobre o funcionamento biopsicossocial e da convivência sociocultural para o desenvolvimento e a aprendizagem humana.

No contexto contemporâneo, as exigências acerca do fenômeno da aprendizagem humana abrangem muitas áreas de conhecimentos e campos de atuação profissional. Do docente ao gestor escolar, do gerente de desenvolvimento humano ao coordenador de pessoal, do treinador desportivo ao terapeuta. Tanto nos ambientes escolarizados como nos espaços não escolarizados, como por exemplo, o das corporações, empresas de seleção, recrutamento, treinamento e desenvolvimento humano, nos campos de desenvolvimento de atletas, nos espaços terapêuticos, instituições religiosas e militares, entre tantos outros, o conhecimento sobre o comportamento e a aprendizagem é uma temática urgente e necessária.

 

IV - CAMPOS DE ATUAÇÃO

Conforme a delimitação do público acima, o pós-graduado em psicologia da educação pode atuar nas mais diversas áreas que envolvem processos de ensino e aprendizagem, asim como bem-estar emocional de alunos e educadores, isto é, instituições educacionais, em espaços não escolares e educação profissioanl, ONGs, entre outros. Assim, o público alvo do curso é bem diversificado, pois, destina-se a todos os profissionais, de quaisquer áreas de atuação que desejam conhecer para intervir em contextos de desenvolvimento e aprendizagem e humana.

 

V – OBJETIVOS

- Formar profissional para a análise, identificação e intervenções em contextos de aprendizagem escolarizada e não escolarizada;

- Estudar sobre o comportamento humano frente aos processos de ensino e aprendizagem;

-   Conhecer as estrutura e o funcionamento do sistema nervoso central;

-   Compreender os principais processos mentais envolvidos na aprendizagem;

-   Refletir acerca das múltiplas dimensões da aprendizagem humana;

-   Conhecer as principais síndromes, distúrbios, transtornos e dificuldades de aprendizagem;

-   Identificar  modelos de aprendizagens, fazer mapeamento das dificuldades e transtornos relativos à aprendizagem

-  Traçar  estratégias de análises e intervenções para modelagem de comportamentos dos aprendentes.

-       Discutir sobre    as influências do uso dos medicamentos no contexto da aprendizagem;

 

VI – ESTRUTURA DO CURSO

O curso está estruturado em componentes curriculares concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso que é o aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:

-  Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).

-  Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.

A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação no componente curricular.

Este curso não inclui em sua matriz curricular o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), facultado através da Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007. Porém, se desejar, o estudante poderá cursar a parte, contratando o serviço com adendo ao contrato de serviços. Caso o estudante desenvolva TCC, serão acrescentados no “Certificado de Conclusão do Curso”, os devidos registros, para fins legais.

 

Distribuição da Carga Horária do curso:

Carga horária
30h
Carga horária
30h
Carga horária
30h

Total de Carga Horária: 360 horas

Psicologia da Educação
Online (Ao Vivo)
6 meses ou 12 meses

Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto

Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.

• Aulas ao vivo com o professor
• Metodologias Ativas
• Atividades colaborativas em grupos

Presencial
12 meses

Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto

2 sábados por mês.



Matrícula: Por R$ 79.90

Parcelas: 18 x R$ 230,00