I – NATUREZA DO CURSO
Especialização Lato Sensu
II - PÚBLICO-ALVO
É aberto a todos os profissionais que atuam no segmento da educação contemporânea: docentes da educação Básica e do Ensino Superior, coordenadores pedagógicos, coordenadores de treinamento e desenvolvimento, gestores, educadores sociais, assistentes sociais, terapeutas, profissionais de tecnologia voltados à educação, pesquisadores de áreas afins, entre outros.
III – APRESENTAÇÃO
Temáticas como aprendizagem criativa, metodologias ativas de aprendizagem, gamificação, cultura maker, m-learning, design thinking, objetos digitais de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem, plataformas digitais, plataformas adaptativas, chatbots e robôs de aprendizagem, computação em nuvem, realidade aumentada, inteligência artificial generativa (IA), entre outros, têm sido cada dia mais comuns no cotidiano da educação sistematizada. Porém, para que tais tendências, abordagens, recursos e tecnologias tenham aplicações profícuas no contexto da aprendizagem, é muito importante o aprofundamento através de estudos fundamentados e validados cientificamente. Portanto, esses e outros conteúdos serão trabalhados durante o curso.
Neste sentido, as inovações e tecnologias educacionais são conhecimentos emergentes que demandam apropriação de todos os profissionais da educação, em diferentes dimensões. Se por um lado os docentes demandam revisões e atualizações dos referenciais formativos, por outro lado, os gestores e coordenadores educacionais demandam conhecimentos que os subsidiarão na tomada de decisões assertivas e que lhes deem segurança na gestão dos processos de aprendizagem, bem como para os profissionais que pretendem empreender no ramo da educação, o curso se faz imprescindível. O curso também é destinado aos profissionais responsáveis por treinamento e desenvolvimento humano nos ambientes corporativos.
Estruturado por componentes curriculares essenciais que enfatizam conhecimentos voltados para a compreensão e aplicação das inovações e das tecnologias educacionais contemporâneas, o curso engloba as principais tendências na organização e mediação da aprendizagem institucionalizada.
IV - CAMPOS DE ATUAÇÃO
Conforme a delimitação do público acima, sobretudo no que diz respeito à docência, assessoria, consultoria, gestão, coordenação de treinamento, educadores sociais, assistentes sociais, terapêutas, profissionais de tecnologia voltados à educação, pesquisadores de areas afins, o campo de atuação tem se mostrado amplo para o desenvolvimento de processos educacionais, assim como a compreensão do ensino e aprendizagem à educação digital.
V – OBJETIVOS
VI – ESTRUTURA DO CURSO
O curso está estruturado em componentes curriculares concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso que é o aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:
Indicador Quantitativo: Trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).
Indicador Qualitativo: O aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.
A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação no componente curricular
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Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto
Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.
Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto
2 sábados por mês.