I - NATUREZA DO CURSO
Curso presencial de Especialização, lato sensu, em Terapia Cognitivo-comportamental
II - PÚBLICO-ALVO
Profissionais da Saúde Mental, sobretudo aqueles graduados em psicologia.
III – APRESENTAÇÃO
Campos de Atuação:
O egresso do curso de especialização lato sensu em Terapia Cognitivo-comportamental poderá atuar em escolas, na parte de esporte, em demandas da área jurídica e na organização, na psicologia hospitalar, na clínica ou na área acadêmica.
IV – OBJETIVOS
V – METODOLOGIA
O curso se dará mediante formas organizativas diversas: palestras, seminários, aulas dialógicas etc. O fundamental é alcançar a participação ativa dos aprendizes, propiciando um clima de intercâmbio e debate, de segurança e liberdade que viabilize uma aprendizagem criativa num processo grupal em que cada um se enriqueça a partir do aporte dos demais.
VI - ESTRUTURA DO CURSO
O curso está estruturado em disciplinas que viabilizam ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso: aprimoramento intelectual, assim como formação crítico-reflexiva e desenvolvimento de competências técnicas para o exercício eficaz da profissão.
A avaliação será sistemática, a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:
i) Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente). A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina e
ii) Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.
Descrição | Carga horária |
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Fundamentos legais do exercício da profissão. Requisitos para atuação profissional. Fundamentos teóricos e epistemológicos da terapia cognitivo-comportamental, considerando suas raízes históricas e filosóficas. Os fundamentos teórico-metodológicos da teoria comportamental e cognitiva. Surgimento do campo e condições contextuais de sua emergência. Conceito de saúde mental. Fundamentos históricos e legais da saúde mental no Brasil. Construtos teóricos das diferentes teorias cognitivo-comportamental e suas inter-relações. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Perspectiva cognitivo-comportamental na psicologia clínica. Histórico, pressupostos básicos, fundamentação empírica e teórica. Principais orientações técnicas em terapia comportamental, treinamento assertivo, dessensibilização sistemática, métodos operantes de modificação do comportamento, terapia aversiva, estratégias de modelação, Mediação verbal, autocontrole e reestruturação cognitiva. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Psicopatologia Cognitivo Comportamental. Classificação dos transtornos mentais atualizadas pelo DSM 5-TR e CID 11. Principais características dos transtornos mentais de cada classificação. Integração dos pressupostos teóricos, modelos explicativos e estratégias psicoterapêuticas Baseadas em Evidencias Cientificas para os transtornos de personalidade, disfunções sexuais e transtornos alimentares. Conceitualização Cognitiva. Plano de tratamento | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Apresentação dos elementos básicos da neurociência que tenham algum tipo de ligação com a cognição e a aprendizagem do ser humano. Conhecer o funcionamento do sistema nervoso (fisiologia) e as bases neurológicas da percepção, memória, atenção, fala e pensamento. O entendimento dos processos cognitivos, emocionais e comportamentais dentro dos principais destes aportes teóricos. Os substratos advindos da Neurociência na explicação desses fenômenos. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Principais conceitos e terminologias. Modelos cognitivos e sintomatologias. Terapia Cognitivo-comportamental dos transtornos de Humor, Ansiedade, Sexualidade, Alimentação e personalidade. Avaliação e formulação de casos clínicos. Tratamento cognitivo-comportamental desses transtornos. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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A avaliação neuropsicológica e o contexto da história da Neuropsicologia. Métodos e instrumentos específicos. Encaminhamentos e devolução dos resultados. Compreender as funções cognitivas, executivas e conativas. Análise dos aspectos quantitativos e qualitativos. Neuroplasticidade. Teorias que fundamentam o modelo de intervenção neurocognitivo-comportamental. Estudos de casos clínicos. Plano de avaliação para verificar hipóteses diagnósticas. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Objetivos e a estrutura das sessões em terapia cognitivo-comportamental. Tipos de sessões. Atividades desenvolvidas em sessões individuais e em grupos. Objetivos e metas do tratamento e as expectativas do paciente em relação ao mesmo. Frequência e duração das sessões terapêuticas. Registros, análise e informes no contexto da terapia cognitivo-comportamental. Agenda de sessões. Enquadramento. Instrumentos, técnicas e estratégias cognitvo-comportamentais. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Treinamento em Habilidades Sociais: conceituação e caracterização das habilidades Sociais, taxonomia e classificação das habilidades sociais. Terapia cognitivo comportamental e Treino de Habilidades sociais. Competência Social. Avaliação em habilidades sociais. Modalidades no THS. Desenvolvimento de repertorio socialmente hábil. Técnicas e Intervenções em THS. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Desintoxicação do conceito de drogas. Conceito e classificação do uso de substâncias psicoativas. Síndrome da Dependência química. Etiologia e Epidemiologia do uso de drogas. Avaliação do uso de álcool e outras drogas. Tratamento da dependência química. Conceitualização de caso clínico por tempo humano. Intervenções cognitivo-comportamentais em transtornos gerais e específicos. Técnicas cognitivo-comportamentais para o trabalho com crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos com dependência química. Abordagens e tratamento em equipes multiprofissionais. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Reabilitação neuropsicológica e intervenções cognitivo-comportamentais. Instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção para reabilitação neurológica em terapia cognitivo-comportamental. Noções sobre neuromodulação e aplicação em terapia cognitivo-comportamental. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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O método científico como uma ferramenta de estudo, de absorção de conhecimento e de elaboração de trabalhos acadêmicos. Componentes estruturais de Relatório Técnico-científico. e de um trabalho de conclusão de curso. Normas técnicas em vigência para elaboração de Relatório Técnico-científico. A terapia cognitivo-comportamental como objeto de investigação científica. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Atividade supervisionada para aplicações da psicoterapia comportamental-cognitiva às práticas clínicas. Estudo de questões psicopatológicas, diagnósticas e de atendimento clínico de base cognitivo-comportamental. Plano individual de estratégias para a correção de pensamentos disfuncionais, através da reorganização cognitiva. Realização de um estudo de caso e de trabalho teórico-prático. Relatório Técnico científico. | 30h |
Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto
Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.
Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto
2 sábados por mês.