Público Alvo:
Professores, educadores e pedagogos do I e II graus, profissionais da área de saúde.
Objetivos:
Qualificar os profissionais das áreas de educação e saúde para desenvolverem processos de intervenção pedagógica no contexto educacional e clinico, através da identificação de fatores que influenciam negativamente e positivamente na aprendizagem, como também capacitar o profissional, com ferramentas, para atuação no campo preventivo e curativo das dificuldades de aprendizagem.
Justificativa:
No atual cenário educacional, torna-se necessário um profissional que transcenda o contexto sala de aula e alcance outros cenários como: família, a escola como um todo, áreas hospitalares. Portanto torna-se mais que necessário o investimento numa área extremamente promissora, como a psicopedagogia institucional com ênfase na área clínica, pois esta é a síntese de dois setores de extrema importância para a sociedade e entender esta síntese é o objetivo desse curso, para a partir daí formar um profissional competente que além de atuar nas duas áreas, possa também intervir criticamente em causas sociais, conhecendo as dificuldades orgânicas, ambientais, familiares, emocionais, escolares e específicas de aquisição do conhecimento.
Metodologia do Curso:
O curso se dará mediante formas organizativas diversas: aulas expositivas, dialéticas e dialógicas; palestras, oficinas, rodas de conversas, seminários etc. O fundamental é alcançar a participação ativa dos aprendizes, propiciando um clima de intercâmbio e debate, de segurança e liberdade que viabilize uma aprendizagem criativa num processo grupal em que cada um se enriqueça a partir do aporte dos demais.
Estrutura do curso:
O curso está estruturado em componentes curriculares concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso que é o aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:
Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).
A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina
Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, histórico da graduação, diploma da graduação e 1 foto.
Descrição | Carga horária |
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Conhecimento. Conhecimento científico. Metodologia da pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Técnicas e instrumentos de pesquisa. Reflexões introdutórias sobre ciência, conhecimento e pesquisa. A pesquisa psicopedagógica: aspectos epistemológicos, teóricos e instrumentais. Normas técnica para elaboração de trabalhos científicos. Plágio. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Contextualização da Psicopedagogia: histórico, objeto de estudo, âmbitos de atuação, interfaces com outras áreas. Ética no trabalho psicopedagógico. Filosofia das Ciências: bases epistemológicas da psicopedagogia. cultura, sociedade e ideologia, pensamento contemporâneo. Epistemologia convergente de Jorge Visca. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Aprendizagem e contextos sociais: família, escola, comunidade, organizações. Constituição do sujeito do conhecimento e da aprendizagem: natureza e cultura. Desenvolvimento sócioafetivo e implicações na aprendizagem. Aspectos Socioantropológicos da aprendizagem humana. A psicologia Social de Pichon Rivière. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Neurociências e aprendizagem. Funcionamento neuropsicológico regular em cada tempo humano: infância, adolescência, juventude idosos. Funções cognitivas, executivas e conativas. Sistema Nervoso. Noções de neurofisiologia. Processos mentais. Funções cognitivas, conativas e executivas e as respectivas relações com a aprendizagem humana. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Conceitos e diferenciação entre psicologia e psicanálise. Introdução aos conceitos da psicologia e da psicanálise. Estudo da influência da psicologia psicogenética da escola de Genebra e da psicanálise freudiana. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem. Conhecimento dos marcos do desenvolvimento psicomotor e sua relação com a aprendizagem (tônus; equilíbrio; habilidades de locomoção; esquema corporal; organização espacial; estruturação espaço-temporal; lateralidade e motricidade fina). Conhecimento dos transtornos psicomotores. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Desenvolvimento da linguagem. Alterações da linguagem. Linguagem e pensamento. Consciência fonológica. Transtornos da Comunicação (Linguagem Expressiva e Linguagem Receptiva). Implicações no processo de aprendizagem. Avaliação psicopedagógica da leitura e da escrita. Estudo do processo diagnóstico de reconhecimento das dificuldades de aprendizagem, no contexto clínico e institucional. Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita sob a perspectiva de Luria. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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A natureza do conhecimento matemático. Aquisição e desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático na infância. Raciocínio lógico-matemático. Operações cognitivas do pensamento lógico-matemático. Avaliação das dificuldades de aprendizagem relacionadas ao pensamento lógico-matemático. Intervenções psicopedagógicas em dificuldades de aprendizagem relacionadas ao raciocínio lógico-matemático. Atividades para o desenvolvimento do pensamento lógico. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Diferenciação conceitual de distúrbio, transtorno, síndrome, dificuldades de aprendizagem. Transtornos do neurodesenvolvimento e as síndromes. Dificuldade de aprendizagem. Instrumentos para classificação dos transtornos e das dificuldades de/para aprendizagem. Testes e critérios para a classificação das dificuldades de aprendizagem. Abordagem interdisciplinar e multidisciplinar em atendimentos psicopedagógicos. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Fundamentos teóricos do atendimento psicopedagógico. Avaliação psicopedagógica da aprendizagem individual e grupal com utilização de instrumentos próprios da Psicopedagogia. Recursos para avaliação psicopedagógica na abordagem da epistemologia convergente. Plano de avaliação institucional. Plano de avaliação individual. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Fundamentos teóricos da intervenção psicopedagógica. Intervenção psicopedagógica em diferentes contextos de aprendizagem: institucional, clínica e hospitalar. Recursos para intervenção psicopedagógica. Prática de jogos e atividades lúdicas como recursos de intervenção psicopedagógica clínica e institucional. Apoio técnico-pedagógico à equipe multidisciplinar. Reuniões com responsáveis e espaço informativo. Orientações familiares. Planos de intervenções clínica e institucional. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Avaliação psicopedagógica institucional na perspectiva da epistemologia convergente. Entrevista, anamnese, observação e registro. Plano de avaliação institucional. Seleção de recursos e métodos para avaliação em contexto institucional. Instrumentos e técnicas para intervenção em contexto institucional. Intervenção em contexto institucional. Elaboração de informes. Atuação em equipes multidisciplinares. | 90h |
Descrição | Carga horária |
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Estágio supervisionado. Prática de avaliação em atendimentos clínicos individuais, casos reais na perspectiva da epistemologia convergente. Elaboração de plano de intervenção individual. Prática de intervenção em atendimentos clínicos individuais, casos reais Devolutivas. Escrita de relatório técnico científico. | 120h |
Descrição | Carga horária |
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A aprendizagem como objeto da investigação psicopedagógica científica. Ética na pesquisa científica de abordagem psicopedagógica. Técnicas de pesquisa psicopedagógica. Instrumentos de pesquisa psicopedagógica. Escrita científica e linguagem psicopedagógica. Elaboração de projeto de pesquisa. Normas técnicas em vigor para escrita de artigo científico. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Estrutura de ensaio científico. Escrita de artigo científico resultante de experiência e/ou investigação psicopedagógica. Normas técnicas em vigor para escrita de ensaio científico. | 30h |
Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto
Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.
• Aulas ao vivo com o professor
• Metodologias Ativas
• Atividades colaborativas em grupos
Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto
2 sábados por mês.