Público-alvo:
Professores e profissionais da educação básica em geral, supervisores, profissionais psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e áreas afins.
Objetivo do Curso:
Metodologia do Curso:
O curso se dará mediante formas organizativas diversas: aulas expositivas, dialéticas e dialógicas; palestras, oficinas, rodas de conversas, seminários etc. O fundamental é alcançar a participação ativa dos aprendizes, propiciando um clima de intercâmbio e debate, de segurança e liberdade que viabilize uma aprendizagem criativa num processo grupal em que cada um se enriqueça a partir do aporte dos demais.
Estrutura do curso:
O curso está estruturado em componentes curriculares concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso que é o aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:
Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).
A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina
Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, histórico da graduação, diploma da graduação e 1 foto.
Descrição | Carga horária |
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Conhecimento. Conhecimento científico. Metodologia da pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Reflexões introdutórias sobre ciência, conhecimento e pesquisa. A pesquisa Educacional: aspectos epistemológicos, teóricos e instrumentais. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Código de Ética Técnico-Profissional da Neuropsicopedagogia. Estatuto e Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp. Campos de atuação. Normas jurídicas, técnicas e científicas aplicadas à atuação do neuropsicopedagogo. Orientações acerca das atividades do Neuropsicopedagogo. Atribuições e responsabilidades do Profissional. Titulação e formação profissional. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Aspectos históricos da neurociência. Objeto da neurociência. Ramos das neurociências. Principais precursores e suas contribuições. Aplicações dos conhecimentos da neurociência à educação. Conhecer o funcionamento neuropsicológico regular em cada tempo humano: infância, adolescência, juventude idosos. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Estrutura e funcionamento do Sistema Nervoso central e periférico. Neurônios. Tipos de neurônios. Especializações dos neurônios. Sinapses. Tipos e funções sinápticas. Neurotransmissores. Principais neurotransmissores e funções. Desenvolvimento neurológico. Maturação. Plasticidade. Relações das funções do sistema nervoso com a aprendizagem. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Principais conceitos e terminologias. Noções sobre os princípios da neuropsicofarmacologia. Estudo das principais classes de drogas que atuam sobre o sistema nervoso central: anticonvulsivantes, antiparkinsonianos, ansiolíticos, hipnóticos, antidepressivos, estabilizadores do humor, neurolépticos, e os possíveis efeitos desses nos processos de aprendizagens. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Concepções de família. Família contemporânea. Relação família – escola. Família e pessoa com deficiência. Pesquisas contemporâneas sobre família, inclusão e pessoa com deficiência. Envolvimento parental no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência. Rede de apoio à pessoa com deficiência. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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rincipais conceitos e terminologias. Marcos históricos da educação especial e inclusiva. Políticas públicas de educação inclusiva. Necessidades especiais em educação. Contextos escolares. Contextos de atendimento educacional especializado. Atendimento multiprofissional. Atendimento especializado. Formas de atendimento especializado. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Diferenciação conceitual de distúrbio, transtorno, síndrome, dificuldades de aprendizagem. Transtornos do neurodesenvolvimento e as síndromes. Dificuldade de aprendizagem. Instrumentos para classificação dos transtornos e das dificuldades de/para aprendizagem. Abordagem interdisciplinar e multidisciplinar em atendimentos neuropsicopedagógicos. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Métodos e técnicas de avaliação. Processo de diagnóstico clínico. Instrumentos não restritos de avaliação multidisciplinar. Planos individuais de avaliação e tratamento. Planos individuais por segmento de atendimento. Abordagem multidisciplinar. Orientações aos familiares. ATA (Escala de Traços Autísticos) e M-CHAT (Modified-Checklist Autism in Toddlers). | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Principais conceitos e terminologias. Deficiência visual. Deficiência auditiva. Recursos de comunicação. Língua Brasileira de Sinais. Sistema Braile. Contextos escolares. Contextos de atendimento educacional especializado. Atendimento multiprofissional. Legislações e normativas educacionais sobre deficiência visual e deficiência auditiva. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Principais conceitos e terminologias. Deficiência intelectual. Deficiência física. Contextos escolares. Contextos de atendimento educacional especializado. Atendimento multiprofissional. Legislações e normativas educacionais sobre deficiência intelectual e deficiência física. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Recursos multifuncionais. Tipos e utilidades dos recursos multifuncionais. Tecnologias assistivas. Tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva. Recursos pedagógicos acessíveis. Estratégias e metodologias para adaptar o atendimento especializado. Plano de Desenvolvimento Individual do Aluno. Legislações e normativas educacionais. Atendimento educacional especializado. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Principais conceitos e terminologias. Protocolo de material para Avaliação e Intervenção. Neuropsicopedagógica Institucional. Principais instrumentos, indicações e faixas etárias. Organização trabalho do neuropsicopedagogo institucional em atividades com princípios em coletividade: planejamento, orientação, recursos, técnicas, métodos, registros, encaminhamentos. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Estágio supervisionado. Planejamento de atividades para avaliação e intervenção neuropsicopedagógica em contexto institucional. Seleção de instrumentos de acordo com os objetivos da intervenção. Prática de intervenção em contexto neuropsicopedagógico institucional. Abordagem interdisciplinar e multidisciplinar em atendimentos neuropsicopedagógicos. Escrita de relatório técnico científico de avaliação e intervenção neuropsicopedagógica em contexto institucional. | 90h |
Descrição | Carga horária |
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Principais conceitos e terminologias. Setting terapêutico. Instrumentos disponíveis para a investigação dos diferentes aspectos da aprendizagem. Protocolo de atendimento clínico em avaliação neuropsicopedagógica. Metodologias de avaliação neuropsicopedagógica em contextos clínicos. Organização de registros individuais. Termos de consentimento e sigilo profissional. Autorização para uso de informações em contexto de pesquisa científica. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Estágio supervisionado. Prática de avaliação e intervenção em atendimentos clínicos individuais, casos reais. Elaboração de plano de intervenção individual. Devolutivas. Escrita de relatório técnico científico. | 90h |
Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto
Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.
• Aulas ao vivo com o professor
• Metodologias Ativas
• Atividades colaborativas em grupos
Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto
2 sábados por mês.