APRESENTAÇÃO
O Curso de Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Pedagógica atende às necessidades da realidade educacional que demanda a superação da fragmentação das áreas de atuação e, portanto, das especializações, aborda o trabalho pedagógico numa perspectiva interdisciplinar que articula as ações dos supervisores e coordenadores no contexto educativo.
JUSTIFICATIVA
Considerando a importância do trabalho educativo, especialmente no momento em que a aprendizagem chama a atenção não apenas no universo escolar, mas também nos espaços empresariais e organizacionais, entendemos que a formação de profissionais em nível de pós-graduação deve atender a uma demanda que tende a se intensificar e qualificar, exigindo cursos de alto nível teórico e prático, que proponha reflexões sobre o comprometimento com os esforços empreendidos pelos profissionais da área.
OBJETIVOS DO CURSO
Capacitar profissionais das várias áreas de Educação, possibilitando-os atuar enquanto mediadores na formação e no desenvolvimento biopsicossocial e afetivo dos educandos das várias redes de ensino existentes.
Construir, de forma cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa uma prática pedagógica que permita a escola desempenhar, com qualidade, sua função social.
Desenvolver uma ação reflexiva e crítica diante dos desafios que o mundo contemporâneo tem trazido para a instituição escolar.
Propiciar acesso a conhecimentos que contribuam para a formação de uma sólida base teórica e que se articule à prática educativa escolar no que se refere aos elementos organizativos do trabalho pedagógico: gestão, planejamento, avaliação e proposta curricular;
Oportunizar a atualização em relação à legislação educacional, bem como a capacidade de análise das políticas educacionais.
METODOLOGIA
O referido curso terá como base o uso de metodologias ativas que tragam o protagonismo do futuro coordenador/gestor dentro da sala de aula. Para concretizar a metodologia escolhida, serão utilizados os recursos materiais e as técnicas variadas, observando as necessidades dos discentes e as especificidades dos conteúdos. Técnicas: estudos de texto, aula expositiva dialogada, dramatizações e psicodramas, jogos dramáticos, seminários, debates, painéis integrados, elaboração de projetos e palestras com convidados, rodas de conversas, visitas monitoradas, entre outros.
ESTRUTURA DO CURSO
Visando uma educação cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa, o curso está estruturado em disciplinas concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso: aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:
Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).
A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina.
Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.
Descrição | Carga horária |
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Pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Pesquisa educacional. Principais normas técnicas: formatação, citação e referências. Plágio eletrônico, Inteligência Artificial e ética. Elaboração de projeto de pesquisa educacional voltado para a gestão e a coordenação pedagógica. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Políticas públicas em educação. Normas e instrumentos diretivos da educação. O financiamento da Educação Básica e a legislação que o regulamenta. Os programas de descentralização dos recursos financeiros para a escola. A aplicação eficaz dos recursos financeiros no contexto escolar. Fundamentos da gestão de materiais e patrimônio. A gestão financeira e patrimonial com ênfase na aprendizagem do aluno. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Atribuições da coordenação pedagógica. A gestão do conhecimento e das aprendizagens. Indicadores de qualidade da educação e da aprendizagem. Planos e projetos educacionais. Avaliação e monitoramento de resultados. Redes de aprendizagens escolares. Projetos e programas escolares. Assessoramento interno e suporte pedagógico. Produção e disseminação do conhecimento. Formação continuada. Projeto Político Pedagógico. Gestão participativa do PPP. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Planejamento educacional, de escola e de ensino. Tipos e níveis de planejamento: Educacional (Plano Nacional da Educação – PNE; Plano Estadual da Educação – PEE; Plano Municipal da Educação - PME). Planejamento Curricular, de Escola e de Ensino. Planejamento: características, fases e instrumentos. Elaboração do Plano Estratégico de Trabalho Anual da Escola. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Diferentes concepções de currículo e os aspectos pedagógicos, políticos e culturais que contribuem para caracterização desse campo do saber. Teorias do currículo: Tradicionais, Críticas e Pós-críticas. Relações entre currículo e projeto político-pedagógico. Currículo: tendências e níveis. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Ambiente corporativo e organizacional. Gestão estratégica de pessoas. Gestão por competências. Relações interpessoais no ambiente empresarial. Recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas. Aspectos legais sobre a gestão de pessoas no Brasil. Responsabilidade Social e Ambiental. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Gestão educacional. Dimensões administrativa, contábil e pedagógica. A democracia e a participação no espaço escolar. Organismos colegiados no contexto escolar. Interação entre escola, família e comunidade com foco na aprendizagem do aluno. Gestão de pessoas no contexto escolar. Uso de indicadores de desempenho profissional. Gestão por competências. Gestão Escolar eficaz. Indicadores de qualidade na Gestão Escolar: conceituação. O Gestor Escolar na qualidade de dirigente do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. Fundamentos do Conselho Escolar. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Capital e equilíbrio financeiro. Administração de caixa. Administração de estoques. Economias e finanças públicas e privadas. Financiamento da Educação. Orçamento e comportamento financeiro. Planejamento Estratégico. Modelos de planilhas de controle orçamentário. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Principais teorias de ensino: passado e contemporaneidade. Bases epistemológicas e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Introdução às teorias do desenvolvimento psicológico e das relações humanas em contextos de aprendizagem e as contribuições à práxis pedagógica. Diversidades de processos de aprendizagem. Dificuldades de /para aprendizagem. Tipo de dificuldades de/para aprendizagem. Intervenções em contextos de dificuldades de/para aprendizagem. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Ética e inclusão. Políticas públicas de educação inclusiva. Educação inclusiva: amparo legal; dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. A preparação dos professores para ensinar a todos os estudantes. O papel do gestor escolar na construção de uma escola inclusiva. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Legislação antirracista, com ênfase na Lei 10.639/03. Teorias racistas e mestiçagem e os ecos na educação. Relações étnico-raciais no contexto escolar. Currículo como narrativa étnico-racial. Estética negra e cabelo como símbolo identitário. Infância e construção de identidades negras. Estratégias de ensino e aprendizagem para o ensino de história e cultura afro-brasileiras. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Tecnologias educacionais. O papel do gestor escolar e a liderança do processo de inserção das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na escola, em seus âmbitos administrativo e pedagógico. Os recursos digitais na sociedade do conhecimento: superando o desafio de sintonizar alunos e professores com o tempo da informática educativa. O uso das tecnologias na automatização de processos burocráticos do controle acadêmico. | 30h |
Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto
Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.
Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto
2 sábados por mês.