PÚBLICO ALVO:
O curso se destina a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares que atuam, especificamente, na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos, bem como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados nas temáticas oferecidas.
JUSTIFICATIVA
O egresso do Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento deverá ser um profissional que tenha a pesquisa e o olhar investigativo como um dos eixos orientadores de sua práxis. Portanto, a formação ofertada a ele vai na direção de ajudá-lo a compreender, problematizar e refletir sobre as realidades na contemporaneidade, que, por sua vez, são fortemente marcadas pela cultura grafocêntrica. Para que tais competências sejam desenvolvidas, é necessário recorrer sempre aos conhecimentos científicos quando o assunto diz respeito às práticas de leitura, escrita e de linguagem oral tanto no ato de alfabetizar quanto de letrar. Assim, cabe ao profissional responsável pelo processo de alfabetização saber que tão importante quanto o funcionamento do sistema de escrita são as práticas sociais letradas, tão exigidas e solicitadas pela sociedade altamente tecnológica. Fazer uso da leitura e da escrita de forma significativa, com função social e prazerosa deve ser um dos maiores motivos para letra-alfabetizar uma pessoa, com vistas a criar condições favoráveis para o exercício da cidadania.
OBJETIVOS DO CURSO
Refletir acerca do letramento e da prática pedagógica alfabetizadora considerando a diversidade presente nas salas de aula da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Compreender a aquisição da leitura e construção da escrita no processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.
Conhecer as práticas de leitura, escrita e de linguagem oral, segundo as orientações da BNCC;
Conhecer as Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e de Escrita
Construir propostas de atividades para alfabetizar na perspectiva de letramento.
METODOLOGIA DO CURSO
O curso se dará mediante formas organizativas diversas: aulas dialógicas, seminários (inter)articulados, palestras, rodas de conversas etc. O fundamental é alcançar a participação ativa dos aprendizes, propiciando um clima de intercâmbio e debate, de segurança e liberdade que viabilize uma aprendizagem criativa num processo grupal em que cada um se enriqueça a partir do aporte dos demais.
ESTRUTURA DO CURSO
Visando uma educação cidadã, crítico-reflexiva e colaborativa, o curso está estruturado em disciplinas concentradas de tal forma que viabilize ao aspirante conciliar suas atividades profissionais e o objetivo maior do curso: aprimoramento intelectual do participante. A avaliação será sistemática a partir das atividades que se realizem e dos resultados que se alcancem. Terá com aspectos norteadores dois indicadores:
Indicador Quantitativo: trabalhos, seminários, exames, produções etc. (critério do docente).
A média de proficiência não pode ser inferior a 7,0, para a aprovação na disciplina.
Indicador Qualitativo: o aprendiz será avaliado a partir de aspectos fundamentais como: responsabilidade, assiduidade, cumprimento de prazos, criatividade, participação, cumprimento de tarefas. Serão considerados aprovados os alunos que, em cada disciplina, obtiverem 75 % de frequência além da média de proficiência.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, histórico da graduação, diploma da graduação e 1 foto.
Descrição | Carga horária |
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Marcos históricos e legais da alfabetização no Brasil. Conceitos de Alfabetização e Letramento. Teorias para alfabetização. A apropriação da linguagem escrita. Métodos de Alfabetização. Aspectos linguístico, psicológico e social da alfabetização. Método sintético e método analítico. Bases Neurobiológicas da Aprendizagem da Leitura e Escrita. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Conceitos e concepções de políticas públicas, currículo e planejamento institucional. Políticas públicas de alfabetização e letramento: no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Metas e objetivos de alfabetização no Plano Nacional de Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. Indicadores de Alfabetização. Alfabetização e Letramento nas Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil e Educação Básica. Plano e Programas de Alfabetização e letramento em vigência. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Subsídios para as práticas de escrita e de linguagem oral. Práticas Sociais de Leitura e de Escrita na primeira infância. Princípios e as práticas educacionais inclusivas para necessidades de ensino/aprendizagem específicas na educação de pessoas jovens e adultas. Alfabetização e produção de textos. Propostas de atividades para alfabetizar na perspectiva de letramento. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Alfabetização. Letramento. Multiletramentos. Contextos e experiências de alfabetização e letramento na educação Infantil. Diretrizes para alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Relações e transição nos processos de alfabetização e letramento da educação infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Eixos da alfabetização: oral, análise linguística/semiótica, leitura e escrita, produção de textos. Práticas de linguagens contemporâneas. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Relações estabelecidas entre letramento, alfabetização e literatura infantil. Produção e compreensão de linguagens, em contextos históricos, sociais e culturais. Formação de atitudes leitoras e produtoras de linguísticas-discursivas. O papel da literatura infantil na construção de práticas de leitura e escrita, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Estudo da linguagem literária e sua relação com o processo de aquisição da leitura e escrita. Critérios de seleção de obras e oficinas literárias. Propostas de atividades para o uso da literatura infantil em prol do letramento e da alfabetização. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Andragogia. Heutagogia. Métodos para alfabetização. Alfabetização e letramento no segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Trajetória da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. A organização do trabalho pedagógico no Segmento da Educação de Jovens, Adultos e idosos. Sistema de Avaliação da Educação de Jovens e Adultos. Proposta pedagógica para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Elementos essenciais da aquisição da língua materna. Dificuldade de aprendizagem relacionada à linguagem: interpretativa e expressiva. Identificação das dificuldades de aprendizagem. Instrumentos e testes para avaliação da aquisição da escrita e desenvolvimento da leitura. Critérios para classificação das dificuldades de aprendizagem relacionadas à linguagem. Subsídios para práticas de escrita e de linguagem oral com crianças, jovens, adultos e idosos. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Processos mentais e linguagens. Aquisição e desenvolvimento da linguagem matemática. Raciocínio lógico-matemático. Práticas de leitura e escrita matemática. Estudo do processo de aquisição do conceito de número. Alfabetização, letramento e produção do conhecimento matemático. Aspectos teórico-metodológicos da educação matemática. Numeramento. Multiletramentos. Propostas de atividades para desenvolvimento da linguagem matemática. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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O Planejamento como fundamento da ação pedagógica contextualizada no processo de alfabetização e letramento na educação infantil e na educação de jovens e adultos. Análise dos modelos e procedimentos escolares utilizados na avaliação do alfabetizando. Estudo das implicações éticas e da práxis pedagógicas. Análise de alternativas para avaliação do conhecimento construído sobre a língua escrita pelo alfabetizando. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Letramento digital: fundamentos, históricos, conceitos e implicações à prática pedagógica. Interação em espaços virtuais. Linguagens e mídias. Gêneros digitais. Ética e Cidadania no ambiente digital. Propostas de atividades para o letramento digital. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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Tipos de pesquisa. Abordagens em pesquisa educacionais. Metodologia da pesquisa-ação. Plágio eletrônico, Inteligência Artificial e ética. Elaboração de projeto de intervenção para aplicação ao final do curso. | 30h |
Descrição | Carga horária |
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O racismo e seus derivados. Linguagem, ideologia, representação e imaginário. A discriminação no livro didático. Currículo como documento de identidade. Intelectuais negras. Literatura afro-diaspórica como ferramenta mestra para a efetivação da Lei 10.639/03. Literatura afro-diaspórica para crianças e jovens. | 30h |
Pagando no vencimento (dia 5): 20% de desconto
Pelo Google Meet:
Terças e quintas, das 19h às 22h
Ou
2 sábados por mês.
Pagando no vencimento (dia 5): R$ 20,00 de desconto
2 sábados por mês.