×

Política Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.


Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.


Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.


Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Política de Cookies

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Gerenciar preferências de consentimento

Permanente busca da inovação

Permanente busca da inovação
Publicação: 14.10.2022

“O futuro é mais rápido do que você pensa” é título do livro de Peter Diamandis e Steven Kotler, que aborda as profundas transformações que a convergência tecnológica está provocando nas empresas e na vida das pessoas. Esse também é o título e tema da aula magna que abriu o trimestre no IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília. Se o futuro sempre vem, e rápido, o que antes parecia ficção científica se torna realidade: o IESB lança curso de pós-graduação sobre o metaverso, na própria plataforma que promete tornar o mundo virtual cada vez mais imersivo.

Uma conjunção de fatores, entre eles a flexibilização nas regras para os cursos a distância, uma gestão atenta às novas oportunidades e, em seguida, a crise sanitária, fez o IESB participar do crescimento exponencial do mercado de ensino a distância no Brasil. Em 2017 eram 400 alunos e hoje são cerca de 7 mil. O reitor do IESB, Luiz Claudio Costa, conta que a primeira providência para o IESB conquistar esses números foi ampliar o portfólio de cursos: de sete para os 55 oferecidos este ano, entre os 100% EAD e híbridos. A qualidade, diz Costa, também explica não só a expansão como a taxa de evasão baixa, beirando os 12 por cento.

Por que as IES falam tanto sobre inovação – e deveriam falar ainda mais

As aulas magnas acontecem trimestralmente, de maneira síncrona. Nela, participam reitor, vice-reitor, mantenedora e os coordenadores. Em seguida, os alunos têm um momento com seus respectivos coordenadores. Em todo curso há uma aula síncrona com o professor, uma vez por semana, oportunidade em que o aluno pode interagir. Ou assistir à aula posteriormente, participando nos fóruns. Nos cursos híbridos, a metodologia privilegia a prática nos momentos presenciais. A proximidade com o aluno e a mediação são características fundamentais para a qualidade do ensino. “Queremos nossos alunos bem próximos. Eles podem ter contato, inclusive, com a equipe gestora por celular”, menciona Costa.

A formação de professores tem sido fundamental para a qualidade mencionada. “Nosso professor de EAD tem mestrado e doutorado. Se não tem experiência anterior de como usar o blackboard, recebe treinamento. O professor se especializa no ensino a distância e não ministra aulas na modalidade presencial. Ele recebe acompanhamento e é avaliado mensalmente pelos estudantes e equipe gestora”, detalha Costa, que cita, ainda, a tradição e a marca forte no mercado de educação como fatores de sucesso. São 18 mil alunos no total, considerando graduação e pós, na modalidade presencial – nos campi Ceilândia, Asa Norte e Asa Sul – e EAD.

Em 2002, quando pouco se falava de educação a distância no Brasil, a fundadora do IESB e atual mantenedora, Eda Machado, foi quem trouxe ao país a plataforma blackboard, “um dos melhores ambientes virtuais de aprendizagem, traduzindo-a para o português”, diz Costa. Em 2019, a instituição disponibilizou a versão ultra da plataforma, mais dinâmica e intuitiva, segundo ele. A história do EAD no IESB se confunde com a sua própria trajetória, assim como a biografia de Eda Machado traz o lastro de confiabilidade na instituição.

“Eda é educadora, foi professora da Unicamp, da UNB, fez doutorado nos EUA, trabalhou na Capes, CNPq, MEC. Concebeu o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), que antecedeu o atual Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O IESB sempre teve tecnologia e conhecimento de como fazer educação a distância de qualidade em função do background da Eda.”

Economia criativa e gestão de redes sociais

O pioneirismo esteve presente no oferecimento de cursos antes pouco cotados. “Lançamos gastronomia, que transformou o setor gastronômico de Brasília.” Economia criativa e gestão de redes sociais foram inovação do IESB. “Imaginamos a gestão de redes sociais como uma profissão do futuro. Hoje em dia, ninguém mais vive sem participar delas. Um dentista, por exemplo, se não tiver uma boa presença nas redes não conquista clientes. Mas normalmente as postagens são realizadas de forma intuitiva. O curso do IESB foi desenhado para a pessoa aprender estatística, análise, retorno econômico, orientando desde o profissional liberal até uma grande empresa.”

Mais recentemente, foi a primeira instituição a oferecer o curso de ciência de dados e inteligência artificial. “Nem todo mundo está percebendo, mas a inteligência artificial está transformando a humanidade tanto quanto a invenção da energia elétrica. E não adianta ter dados e não conhecer a inteligência artificial ou vice-versa. Para o currículo dessa disciplina, ouvimos até o pessoal do Vale do Silício, além de especialistas locais.”

De acordo com Costa, a pandemia fez crescer duas áreas do conhecimento: saúde e tecnologia. Em ambas, diz, o IESB está bem. “Temos quase tudo de saúde, exceto medicina, que em breve será implantado.” Na modalidade presencial, 18 novos cursos estão sendo oferecidos, entre eles, gestão de comércio exterior, sistemas biomédicos, segurança no trabalho, tecnologia da informação, controle de obras, banco de dados e defesa cibernética.

Entre os 15 lançamentos de pós-graduação, vários estão focados na intersecção entre negócios e o universo digital: tecnologia em blockchain – a plataforma emprestada do bitcoin e que vem sendo utilizada para muitas finalidades, criptomoedas e finanças na era digital, tecnologia em gestão de startups e empreendedorismo digital, administração industrial 4.0, administração e segurança de sistemas computacionais, big data e analytics aplicados aos negócios. E o já citado curso de metaverso, no próprio metaverso, dirigido a qualquer profissional que queira conhecer e se aprofundar nessa plataforma.

Na educação, em especial a distância, o metaverso é uma ferramenta interessante

“Em termos pedagógicos, a experiência imersiva que o metaverso proporciona permite que, nos cursos de saúde, o aluno manipule o corpo humano, verifique órgãos e até simule uma operação. Na engenharia, já trabalhamos com laboratórios virtuais, onde o aluno recebe toda a concepção teórica. No metaverso poderá manipular uma máquina. Há vários níveis de experiência imersiva, mas a vantagem do metaverso é permitir maior proximidade e prática do estudante.”

Assim como o metaverso promete vivências inovadoras na educação, os cursos EAD continuam a gerar expectativas e oportunidades. Costa acredita na contínua expansão do ensino a distância, principalmente na educação híbrida, e aponta o já inescapável uso da tecnologia na educação. “Mesmo o aluno presencial precisa ter essa experiência, porque a vida, hoje em dia, é híbrida.” Além disso, no Brasil, são cerca de 20 milhões de pessoas que não têm curso superior e não podem viver a experiência de estar no campus. “Não vamos resolver a vida delas montando salas para 50 pessoas.”